Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 27 de Dezembro de 2006 às 15:54

    Imprimir


A possibilidade de comunicação em tempo real e a troca de experiências com colegas, alunos e pais de qualquer escola estadual que esteja localizada nos municípios mato-grossenses. Para a diretora da Escola Estadual “Joaquim da Costa Marques”, de Araputanga (a 371 km de Cuiabá), Nelzina Moreira Campos, essa será a principal vantagem do site que a unidade acaba de construir e tornar disponível na Internet pelo endereço eletrônico http://portaleducacional.seduc.mt.gov.br/joaquimmarques

“Além disso, vamos dar mais visibilidade às nossas ações. Antes, a gente pagava para divulgar nossos eventos, agora temos nosso próprio meio de comunicação”, disse a diretora. O site da escola “Joaquim da Costa Marques” – resultado de uma força tarefa entre alunos, professores e um voluntário – ganhou o primeiro lugar no concurso “Construção de sites das Escolas Estaduais”, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc).

A premiação do concurso aconteceu no final da tarde desta terça-feira (26.12), no gabinete da secretária de Educação, Ana Carla Muniz. Além de Nelzina, os diretores das Escolas Estaduais “Onze de Março”, de Cáceres (a 580 km de Cuiabá) e “Gustavo Dutra”, localizada na Serra de São Vicente, em Santo Antônio do Leverger, que, respectivamente, ficaram em 2º e o 3º lugares, também foram premiados.

O objetivo do concurso foi de Incentivar a criação de sites nas escolas e despertar a criatividade de professores e alunos no processo de divulgação dos produtos escolares. Ao todo, 61 estabelecimentos de ensino participaram do concurso e as três primeiras selecionadas receberam como prêmio um notebook (1º lugar); um computador com impressora (2º lugar); e um computador (3º lugar).

Assim como o site da escola “Joaquim da Costa Marques”, todos os concorrentes poderão hospedar suas páginas eletrônicas gratuitamente no servidor da Seduc, por meio do Portal Educacional http://portaleducacional.seduc.mt.gov.br. De acordo com a diretora Nilza Lúcia Damasceno, esse era um desejo antigo da comunidade escolar “Onze de Março”, mas que custaria caro.

“Nossa escola é muito grande, em número de alunos, docentes e ações. Mesmo com um laboratório com 17 computadores, não tínhamos sistematizado esses números e nem condições financeiras para manter um site. Agora vamos poder mostrar melhor nossas ações à sociedade”, salientou a gestora. Conforme ela, o computador novo servirá para reforçar o Laboratório de Informática da escola “Onze de Março” que atende 1.470 alunos do Ensino Médio, em 41 salas de aula. O novo site da escola pode ser acessado pelo endereço: http://portaleducacional.seduc.mt.gov.br/onzedemarco.

Com uma realidade bastante diferente das outras duas escolas selecionadas, a “Gustavo Dutra” usará seu prêmio para incrementar a área administrativa. Na escola, localizada na zona rural, existe apenas um computador e para acessar a Internet o corpo docente conta com a parceria da Escola Técnica Federal da Serra de São Vicente.

“Mesmo sem acesso direto à Internet, queremos colocar nossas ações em evidência na rede mundial de computadores. Todos os professores já estão empenhados em organizar os projetos e disponibilizar no site: http://portaleducacional.seduc.mt.gov.br/gustavodutra”, falou diretor Antônio Edison Ferreira.

Inclusão digital

Ao fazer a entrega dos computadores, Ana Carla destacou que a ação faz parte da política de inclusão digital e de modernização da rede lógica da Seduc. “Pegamos em 2003, 87 escolas com Laboratórios de Informática. Vamos finalizar 2006, com 552 escolas com laboratórios, das 647 existentes. Esse é um avanço de mais de 540%, beneficiando cerca de 420 mil estudantes e até pessoas da comunidade”, disse Ana Carla.

A evolução do número de computadores instalados em toda a rede estadual também cresceu bastante, destacou a secretária. “Informatizamos 100% das escolas estaduais, modernizamos a sede, as assessorias pedagógicas e os Centros de Formação dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro)”.

Ana Carla ressaltou que para que os professores, técnicos e apoios administrativos tivessem condições de usufruir dos equipamentos, a Seduc realizou o curso de férias “Aprimorar Digital”, do qual participaram 1,5 mil servidores. A Seduc também ofereceu o projeto “Professor Conectado”, que facilita aos profissionais da Educação a compra de computadores.

O concurso foi uma realização Seduc, por meio da Superintendência-adjunta de Tecnologia da Informação (SATI), em parceria com as empresas de informática Intel, Telecom e Positivo.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/251995/visualizar/