Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 22 de Dezembro de 2006 às 13:51

    Imprimir


A partir de janeiro de 2007, os participantes inscritos no processo seletivo de cursos do Centro Estadual de Educação Profissionalizante e Tecnológico (Ceprotec), em Tangará da Serra (239 km a Médio-Norte de Cuiabá) iniciarão as aulas em uma ampla estrutura, com laboratórios modernos e capacidade para atender a demanda por profissionalização na região.

A unidade “Ivo Locks” foi inaugurada nesta quinta-feira (21.12) pelo governador Blairo Maggi, a secretária do Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi, o prefeito do município, Júlio César Ladeia, e o presidente do Ceprotec, Luiz Fernando Caldart. O nome da unidade de Tangará da Serra homenageia um dos primeiros empresários rurais da região.

Em uma estrutura física de 3.200 metros quadrados, o Ceprotec vai ofertar em seis salas de aula com laboratórios conjugados, cursos técnicos de acordo com a necessidade apontada na região, pois além da cidade, os cursos são estendidos a jovens dos municípios circunvizinhos - Barra do Bugres, Campo Novo dos Parecis, Denise, Nova Olímpia, Porto Estrela, Sapezal.

"Às vezes tem a vaga e não o profissional para ocupá-la. Com o Ceprotec aqui, o ganho na oferta de mão-de-obra qualificada é para toda a cidade, suprindo a carência do mercado por trabalhadores bem qualificados" disse o prefeito Júlio César.

Os estudantes terão à disposição laboratórios de Informática, Saúde, Bioquímica, Mecânica, Laticínios, Produtos Cárneos e Lácteos, Multimeios, Linguagem, Corte e Costura, Imagem Pessoal, Construção Civil, Cozinha Industrial, Panificação, Restaurante Didático e Hotelaria. A unidade conta ainda com três salas de apoio, Coordenação Pedagógica, Coordenação Administrativa, biblioteca e auditório para 120 lugares. Na aquisição do mobiliário a equipamentos, o Governo investiu R$ 1,6 milhão por meio do Programa de Expansão da Educação Profissional do Governo Federal (PROEP).

EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE – Os cursos ofertados pelo Ceprotec são totalmente gratuitos e voltados para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. A partir de 29 de janeiro, quando iniciam as aulas, serão ofertados os cursos de Agropecuária, Edificações, Ecoturismo com ênfase em Guia de Turismo Regional, Informática e Vendas. A unidade terá ainda cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores em diversas áreas.

A partir de 2008 serão ofertados os cursos de Educação Profissional Tecnológica de Graduação.

“Com mais essa unidade de ensino, o Governo vai investindo na ampliação da rede de ensino profissionalizante para que o Estado tenha condições de fornecer aos jovens cursos técnicos conforme a demanda e aptidão apresentada em cada região. E essa estrutura aqui reflete a política implantada pelo Ceprotec de um processo dinâmico, moderno e com participação da sociedade”, destacou Maggi ao inaugurar a unidade de ensino.

Todas as unidades de ensino do Ceprotec são mantidas com recursos do Fundo Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (FEEP), criado em 2004.

“Mato Grosso é o único estado brasileiro que tem verba vinculada constitucionalmente para o ensino profissionalizante. Dessa forma, o Ceprotec segue firme com a política de destinar formação profissional em diferentes regiões de Mato Grosso, com qualidade”, assinalou Maggi ao falar da recente inauguração do Ceprotec de Diamantino.

Atualmente, são oito unidades em funcionamento em municípios-pólo e outras duas ainda serão construídas nos municípios de Matupá e Confresa, contemplando assim todas as regiões de Mato Grosso.

Para o presidente do Ceprotec, Luiz Fernando Caldart, a política de investimento na educação profissional é refletida no número de cursos oferecidos pela instituição, além da preocupação na formação humanística. “A formação do recurso humano aliada à qualificação é o conjunto que proporcionamos a cada aluno e é esse fator que melhora a qualidade para a inserção de trabalhadores no mercado. Queremos continuar formando pessoas com qualidade técnica e recursos modernos que procuramos implantar”, enfatizou Caldart ao falar da certificação digital implantada nas unidades do Ceprotec.

A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Ilma Grisoste Barbosa, destacou a política de investimento na área, sendo Mato Grosso destaque e referência nacional. “Na realização da 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (Confetec), Mato Groso foi o pioneiro na execução da Política de Educação Profissional e Tecnológica, pois é primeiro estado com um fundo próprio para investimentos regionalizados no setor”, frisou Ilma.

HOMENAGEM - A Unidade de Ensino de Tangará da Serra homenageia o empresário rural “Ivo Locks”, natural de Tubarão (SC), que atuava na área do comércio, importação e exportação de Hortifrutigranjeiros. Ivo se instalou na região na década de 80 ao perceber o potencial e o crescimento sócio-econômico do Estado de Mato Grosso, decidindo investir no Médio-Norte, comprando, em 1982, a sua primeira fazenda no município de Diamantino, com o objetivo de atuar na pecuária e na produção de grãos (arroz, soja e milho).





Fonte: Agência de Notícias dos Municípios

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/252645/visualizar/