Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 18 de Março de 2013 às 19:29
Por: Weverton Correa

    Imprimir


A prevenção da tuberculose será um dos principais temas tratados na semana de combate a doença lançada, hoje, no sistema penitenciário de Mato Grosso. A representante do serviço de saúde do presídio Osvaldo Florentino Leite, o "Ferrugem", Sumaia Campos de Azevedo, afirmou, ao Só Notícias, que palestras estão sendo realizadas na unidade (que tem cerca de 700 detentos). Elas são voltadas aos reeducandos, nas alas, com objetivo de sanar dúvidas em relação a doença, eliminação, controle, transmissão, entre outros, com coordenadoria também da enfermeira Caroline Canabarro.

A representante do serviço de saúde afirmou que atividades semelhantes as desenvolvidas no presídio estão previstas para acontecerem na cadeia feminina e também direcionadas aos servidores do setor. Os trabalhos antecedem a celebração no Dia Mundial de Combate a Tuberculose, que acontece no próximo domingo (24).

Segundo o Ministério da Saúde, a tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria, que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo, entre outros.

Em Mato Grosso, dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam que incidência da tuberculose é de 38,6 habitantes para cada 100 mil.

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/25358/visualizar/