Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 13 de Dezembro de 2006 às 09:25

    Imprimir


Alba enfrentou dez horas de cirurgia no nordeste da Espanha Uma espanhola se transformou na primeira mulher do mundo a passar por um transplante duplo de mãos.

Uma equipe de cirurgiões do Hospital La Fe em Valença, no nordeste da Espanha, realizou a operação pioneira.

Depois de dez horas na sala de cirurgia, os médicos afirmaram que Alba (que não teve seu nome completo divulgado), de 47 anos, da cidade de Castellón, está se recuperando bem.

A mulher foi apresentada à imprensa nesta semana e parecia feliz apesar dos curativos pesados em suas mãos.

Alba afirmou que, ao acordar da anestesia e olhar para suas novas mãos pela primeira vez ela pensou: "Elas são lindas!".

A operação ocorreu no dia 30 de novembro depois que um doador adequado foi encontrado. A cirurgia envolveu uma equipe de mais de dez profissionais, incluindo cirurgiões e anestesistas. Braços

Os cirurgiões realizaram os transplantes nos dois braços simultaneamente, depois de ajustar os antebraços de Alba para combinar com o tamanho do doador.

Os ossos foram unidos e fixados com placas de metal e parafusos, e microcirurgias foram feitas para unir as artérias, veias e nervos.

Alba teve as duas mãos amputadas depois de uma explosão em um laboratório onde estava estudando química, há cerca de 30 anos.

Pedro Cavadas, o cirurgião que chefiou a equipe, afirmou que a paciente vai recuperar a sensibilidade e movimentos em suas novas mãos dentro de cinco ou seis semanas.

Cavadas disse à imprensa espanhola que o objetivo da cirurgia é permitir que Alba leve uma vida independente e normal com duas mãos úteis.

O médico admitiu que é difícil saber exatamente o quanto Alba poderá usar as novas mãos.

"Mas, de qualquer maneira, isto é muito melhor do que qualquer prótese", disse.

Seis transplantes duplos de mãos foram feitos em homens. O primeiro foi feito em um homem de 33 anos, na França, em 2000.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/254585/visualizar/