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Educação/Vestibular
Segunda - 11 de Dezembro de 2006 às 15:26

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Entre os dias cinco e oito de dezembro, cerca de 800 profissionais da Educação, entre coordenadores e professores articuladores das escolas estaduais organizadas em Ciclos de Formação Humana, participaram do encontro "Formação de Coordenadores e Professores Articuladores de Ciclos". O evento foi realizado no Sesi Park, em Cuiabá.

O encontro, que foi promovido e coordenado pelas Superintendências da Secretaria de Estado de Educação (Seduc): Gestão Escolar; Ensino e Currículo; e Formação, teve como objetivo a disseminação e socialização das políticas educacionais e referenciais curriculares, nacionais e estaduais, para o Ensino Fundamental.

Conforme explicou a superintendente de Formação, Mônica Agripino, as reflexões e os debates realizados no encontro estiveram de acordo com a portaria Nº 275/06, publicada pela Seduc no Diário Oficial do dia 13 de novembro de 2006, onde inclui o processo de “Atribuição da Jornada de Trabalho” para os profissionais da Educação em 2007.

A superintendente de Ensino e Currículo, Dolores Schussler, informou que os temas se pautaram nas novas normativas do Conselho Nacional e Estadual de Educação, como a organização curricular em ciclos de formação humana; o Ensino Fundamental de nove anos; a estruturação do Projeto Político Pedagógico das escolas; a educação básica e suas modalidades; organização do sistema educacional de Mato Grosso; e a Portaria acima citada.

“Todas essas discussões serão importantes, no sentido de organização da escola em Ciclo de Formação Humana para o ano letivo de 2007, pois os temas abordados servirão de instrumentos eixo para nortear os rumos da escola“, observou Dolores.

Os profissionais da Educação participaram de atividades como palestras, mesa redonda, e debates, onde questionaram e tiraram dúvidas sobre as normativas que serão implantadas em 2007. Entre os palestrantes, estavam a equipe da Seduc, Membros do Conselho Estadual de Educação e da União dos Dirigentes de Educação de Mato Grosso (Undime).

Escola Ciclada A diretora do Cefapro de Sinop, Teofanis Terezinha Zabot Anjos, destacou que o ponto principal do encontro é o encaminhamento da política educacional do Estado para a escola organizada em ciclos. “Ela propõe o desenvolvimento integral do ser humano, com uma reformulação curricular, levando os profissionais da Educação a refletirem sobre o seu fazer pedagógico”, observou Teofanis.

As escolas de Mato Grosso oferecem o Ensino Fundamental de nove anos, desde 1998, por meio das Escolas Organizadas em Ciclos de Formação Humana, onde a criança é matriculada a partir dos seis anos de idade.

“As escolas, na maioria das vezes, têm uma preocupação maior com a parte burocrática e esquecem que a afetividade e os valores são muito importantes para a valorização do ser humano. A escola organizada em ciclo propõe essa valorização, onde o educador passa a ter uma visão diferenciada com o aluno”, destacou a professora formadora do Cefapro de Sinop, Lucinéia Jonas de Lourenço.

Ensino Médio Nesta segunda-feira (11.12) iniciou o seminário de Políticas Educacionais do Ensino Médio. O tema será discutido pelos assessores pedagógicos e diretores das escolas de Ensino Médio da rede estadual. Ao todo, estarão reunidos cerca de 1000 profissionais.





Fonte: 24HorasNews

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