Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 10 de Dezembro de 2006 às 15:16

    Imprimir


A Internet foi a campeã no recebimento das decalarções de insento em 2006. No total, 58% dos contribuintes escolheram a Web para fazer a declaração de Isento do do pagamento do Imposto de Renda. Sem a declaração o CPF do contribuinte pode ser bloqueado. O volume de declarações de Isento entregues em 2006 totalizou 62 milhões. O prazo de entrega terminou no dia 30 de novembro.

O número ficou próximo da estimativa da Receita, que esperava receber 63 milhões.

De acordo com os dados, a Receita recebeu, por intermédio da Internet, 35,57 milhões de documentos, o equivalente a 58% do total. Em seguida aparecem as lotéricas, com 21,87 milhões, ou 35% do volume entregue. O restante das declarações foi enviado pelos demais meios, como Banco do Brasil, Caixa Aqui, Banco Popular do Brasil e Correios.

Os contribuintes que perderam o prazo podem regularizar a prestação de contas no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios, ao preço único de R$ 5,50. A Receita lembra que a não-entrega da Declaração de Isento por um ano gera pendências no CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Caso a omissão ocorra por dois anos ou mais, o documento é suspenso.

Em ambas as situações, o portador do CPF terá uma série de restrições para para operar no mercado. Entre os impedimentos estão abrir empresa ou conta em banco, participar de concurso público, pedir crediário, alugar ou vender imóveis, receber benefícios da Previdência ou tirar passaporte.

O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, esclarece que ainda não é possível saber quantas pessoas deixaram de declarar. "Só vamos tomar conhecimento do número de contribuintes que não cumpriram a exigência quando fecharmos os dados do cadastro do CPF, o que só deve ocorrer no início de 2007", explica.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/255142/visualizar/