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Educação/Vestibular
Sábado - 09 de Dezembro de 2006 às 12:48

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Durante todo o dia de ontem (08), no auditório da pós-graduação da Faculdade de Economia e Ciências Contábeis (FAECC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), acadêmicos e professores do curso de Licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil discutiram práticas de ensino e apresentaram resultados de pesquisas realizadas com famílias de crianças matriculadas em creches públicas e privadas de Cuiabá. O curso de graduação, ofertado para 256 alunos, é uma iniciativa da secretaria municipal de Educação, Desporto e Lazer (Smedel) em parceria com o Núcleo de Educação a Distância (Nead/UFMT) para formação dos profissionais que já atuam nas creches municipais.

A coordenadora do curso na Capital, Cássia Fabiane Souza, explicou que os alunos trabalharam num mapeamento do perfil sócio-ecônomico das famílias que mantém filhos na Educação Infantil e dos profissionais que trabalham na área. Os resultados da pesquisa com 551 famílias foram expostos em pôsteres e oralmente durante o seminário temático “Educação Infantil em Cuiabá: atendimento e perfil sócio-econômico”. Os dados serão sistematizados e entregues à Smedel. “Esse estudo ajuda a conhecer melhor o cotidiano das crianças” afirmou a coordenadora. “Foi possível perceber que 80% das mulheres inseridas no mercado de trabalho deixam seus filhos nas creches”, observou.

Durante o evento, o secretário de Educação de Cuiabá, professor João Pedro Valente assegurou sua satisfação com o curso, por considerar o processo de aprendizado e construção do conhecimento irreversível. “A legislação prevê o desenvolvimento integral da criança e para esse processo acontecer satisfatoriamente o profissional que trabalha diretamente com a criança precisa estar preparado”, disse.

Funcionária da creche municipal José Nicolau, a acadêmica Edna Carvalho Mendes também registrou suas impressões sobre o curso. “Durante as aulas aprendemos como é o processo de desenvolvimento da criança e como cuidar e educar”, explicou.





Fonte: PMC

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