Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 09 de Dezembro de 2006 às 10:04

    Imprimir


Mais cinco nomes da área de cinema foram confirmados para o curso Especialização Lato Sensu em Teorias e Práticas Audiovisuais. A informação é do cineasta e produtor do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, Luiz Carlos Borges, que faz parte da comissão organizadora do curso. O projeto é do Departamento de Comunicação Social do Instituto de Linguagens da UFMT e está sendo registrado na Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg), com previsão de inscrições para fevereiro de 2007.

Os contatos com os profissionais foram feitos por Borges durante o 39º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, de 21 a 28 de novembro, quando participou dos debates. Na última quarta-feira ele se reuniu com a chefe do Departamento de Comunicação, Kátia Meirelles e com o mestrando em Estudos de Linguagens, Diego Baraldi, para confirmar as participações de Murilo Gross (Preparação de Elenco); Ismail Norberto Xavier (Teoria da Linguagem e Estéticas); Eliza Tolomeli (Produção Executiva) e José Eduardo Welmont, juntamente com Arturo Soto (Direção). O corpo docente será todo de mestres e doutores.

Já estão comprometidos, também, o fundador do Movimento Vídeo-Arte Argentino e professor da Universidade de Buenos Aires, cineasta Jorge La Ferla; o pesquisador e crítico de arte Prof. Dr. Arlindo Machado, da PUC/SP ('Einsenstein: Geometria do Êxtase', 'Pré-cinemas e Pós-cinemas', 'Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro'); a cineasta mineira professora doutora Patrícia Moran, da UFMG ('Clandestinos', 'Adeus, América'); o editor de som e professor doutor da USP, Eduardo Santos Mendes ('Contra Todos', 'Copacabana', 'Como Fazer um Filme de Amor', 'Latitude Zero', 'Através da Janela'); o cineasta gaúcho Gustavo Spolidoro ('Domingo', 'Início do Fim'); o cineasta boliviano Guillhermo Medrano.

O curso tem o objetivo de estimular a reflexão teórica sobre cinema e vídeo, além de promover a capacitação técnica necessária para movimentar o mercado audiovisual local. O curso propõe uma formação não-centralizada, valorizando as experiências de diversos pontos do Brasil e América Latina.

A especialização será oferecida por meio de parceria com o Instituto Cultural América. Durante o Festival de Brasília foi fechado apoio da Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura, parceria que vai proporcionar a montagem da videoteca do curso de Comunicação. O acervo, com mais de 500 filmes e DVDs, será repassado pelo Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá.





Fonte: UFMT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/255358/visualizar/