Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 08 de Dezembro de 2006 às 07:14

    Imprimir


O conteúdo produzido durante as reuniões do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Educação Profissional de todo o ano de 2006 será compilado e vai se transformar num livro com a chancela do Fórum e do Ministério da Educação (MEC).

Neste livro constarão sugestões valiosas para que os estados sejam estimulados a adquirirem maior autonomia e financiamento próprio com a criação, por exemplo, de fundos estaduais para a educação profissional. A intenção também é gerar massa crítica e fomentar apoios para a consolidação das redes de educação profissional nos estados.

Os gestores estaduais também reivindicarão junto ao Governo Federal a criação de um Fundo Nacional que possa captar recursos específicos para a rede de Educação Profissional que vem sendo estabelecida no País. E uma das sugestões apontadas seria destinar uma parte da receita do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para esta finalidade.

Este fundo está sendo pleiteado pelos estados com a finalidade de fortalecer as redes públicas de ensino profissionalizante a exemplo do que já acontece com entidades de classe da rede privada, como Senac (Comércio), Senai (Indústria), Senar (Agronegócio) e Senat (Transportes).

Estas informações foram anunciadas na quarta-feira (06), na abertura do Fórum Nacional, em Cuiabá, pela presidenta da entidade, Edna Correia Batistoti que prossegue hoje com os trabalhos da 4ª e última reunião ordinária de 2006, evento que está sendo realizado no Hotel Mato Grosso Palace.

Conforme explica Batistoti, neste evento serão cumpridas duas agendas, a primeira delas é a participação na quarta-feira e quinta-feira de todos os gestores estaduais que estão apresentando suas considerações e respectivas realidades encontradas em cada estado sobre a educação profissionalizante e tecnológica. Este momento de intercâmbio vai permitir que cada estado reforce o que vem dando certo e quais são ainda os gargalos a serem resolvidos quanto ao modelo de gestão em cada estado.

Nesta sexta-feira (08), a agenda será específica para os cinco coordenadores regionais (norte, sul, centro-oeste, nordeste e norte) e mais a presidenta que estarão avaliando e tecendo uma análise dos resultados obtidos nesta 4ª reunião.

Visita do coordenador - Na abertura ontem (06.12) pela manhã havia a participação de 14 gestores estaduais e outros três desembarcaram na manhã desta quinta-feira. Devido aos problemas ultimamente de atrasos ou suspensão de vôos nos aeroportos, vários representantes ficaram impedidos de participar deste evento. Foi o caso do coordenador Elias Vieira de Oliveira, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) vinculada ao MEC, que estava com visita programada para hoje (07), em Cuiabá, e não pôde viajar.

CEPROTEC – Ontem, após o encerramento das atividades do Fórum, os gestores estaduais acompanharam o presidente do Ceprotec, Luis Fernando Caldart, e o Superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da Secitec, Geraldo Grossi Jr. numa visita a sede administrativa da autarquia. E conforme reconheceu a presidenta do Fórum, Edna Batistoti, “o Ceprotec vem sendo uma importante referência no modelo de gestão e está vinculado a uma rede pública de ensino que tem demonstrado resultados”.





Fonte: Assessoria/Secitec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/255657/visualizar/