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Educação/Vestibular
Quarta - 06 de Dezembro de 2006 às 15:04

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O empreendedorismo, neologismo usado para designar a capacidade de realização no gerenciamento de negócios, poderá tornar-se disciplina extracurricular nos ensinos médio e profissionalizante do país, conforme estabelece projeto aprovado ontem, em decisão terminativa, pela Comissão de Educação (CE). De autoria do senador Marcos Guerra (PSDB-ES), a proposta recebeu emenda do relator, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), retirando o ensino fundamental e incluindo o profissionalizante.

Na justificação do projeto (PLS 273/06), Marcos Guerra argumenta que diversas competências ligadas à valorização do potencial empreendedor podem ser adquiridas e estimuladas no meio escolar. Já Azeredo observou que o empreendedorismo em tudo se coaduna com o presente e o futuro da Humanidade, em que o conhecimento partilhado exige de cada um a participação ativa nos processos educativos e econômicos e a capacidade de decidir e tomar iniciativas.

Outra proposta aprovada pela comissão dá ao Aeroporto Internacional de Belém o nome de Júlio Cezar Ribeiro de Souza, que realizou experiências com balões. De autoria de Ana Júlia Carepa (PT-PA), a proposição (PLS 326/05) depende ainda de votação em turno suplementar.

Foi aprovada também a realização de audiência pública da Subcomissão Permanente de Ciência e Tecnologia, em conjunto com a Comissão de Educação, para iniciar debates sobre a nanotecnologia. O requerimento é dos senadores Augusto Botelho (PDT-RR), Roberto Saturnino (PT-RJ) e Juvêncio da Fonseca (PSDB-MS).

Suassuna

Em discurso no Plenário, Ney Suassuna comemorou a aprovação da proposta sobre noções de empreendedorismo nos ensinos médio e profissionalizante.

– Se conseguirmos aumentar o número de empreendedores nessas novas gerações, com toda certeza seremos um país de futuro melhor – afirmou.

Suassuna criticou o sistema educacional do país por disponibilizar muitas vezes aos estudantes conhecimentos apenas superficiais, dos quais, segundo o parlamentar, é difícil tirar proveito prático.





Fonte: Olhar Direto

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