Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 15 de Março de 2013 às 13:57
Por: Nelson Alves

    Imprimir


Durante todo o dia de sábado, 09, equipes da secretaria de Saúde de Nova Olímpia realizaram nas Unidades de Saúde da Família, a coleta de material para exame preventivo de câncer de colo uterino. A Campanha visa detectar o câncer e eventualmente alguma doença sexualmente transmissível-DST e foi direcionada a mulheres na faixa etária entre 25 a 69 anos.

 
 
Segundo a enfermeira da Unidade do Bairro São João, Poliana Sartori Masson, o câncer no colo do útero é um dos responsáveis pelo elevado índice de mortalidade feminina, mas caso alguma anormalidade seja detectada precocemente, poderá ser tratada ainda mesmo antes que o câncer apareça. “Por meio do exame preventivo, podemos rastrear as alterações que possam ocorrer no colo uterino precocemente e isso vai ajudar no tratamento de forma que o problema seja resolvido com maior rapidez”, citou Poliana.

 
 
Rosangela Lira, enfermeira da Unidade do Bairro Boa Esperança informou que o procedimento é rápido, mas muito importante, pois é a principal forma de prevenir-se contra o câncer no colo do útero. “O procedimento consiste em coletar células do colo do útero. Após coletado, o material é enviado para um laboratório. No local é feita uma análise que visa identificar se existe ou não alguma alteração”, citou Rosangela Lira.

 
 
Segundo ela, as Unidades de Saúde do município destinam um dia da semana para a coleta do preventivo. “Aquelas mulheres que não puderam participar da campanha, podem procurar a Unidade de Saúde de seu bairro e fazer o exame”, informou.

 
 
NÚMEROS – A campanha aconteceu nas Unidades de Saúda da Família dos bairros Ouro Verde I e II, São João, Centro e Boa Esperança. Durante o dia, foram atendidas 112 mulheres. Os resultados dos exames devem chegar às pacientes em 30 dias.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/25645/visualizar/