Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 01 de Dezembro de 2006 às 16:37

    Imprimir


As unidades de saúde de Várzea Grande realizaram hoje de manhã, no Dia Mundial da Luta Contra a Aids, várias atividades de ofensiva contra a doença. As ações preventivas foram divididas para execução no período matutino, vespertino e noturno. À noite, a ação preventiva tem como foco a abordagem aos motoristas que trafegam pela rodovia dos Imigrantes.

Na policlínica do Cristo Rei até o meio da manhã, mais de 70 pessoas haviam sido encaminhadas para a testagem. A expectativa da assistente social do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) – que funciona em todas as policlínicas – Sônia Maria Simões Monteiro, era de que pelos 100 exames fossem requeridos hoje durante a campanha.

As atividades na unidade foram iniciadas com uma palestra que esclareceu todas a dúvidas e mitos em relação as formas de contágio do vírus HIV. Desde o surgimento da doença, como entender o resultado do exame, uso correto dos preservativos femininos e masculinos e ainda explicações sobre outras formas de manifestação das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) além da AIDS, como sífilis, gonorréia e herpes. Entre os participantes estavam muitas gestantes.

Além do Elisa, que revela a existência do HIV, as coletas também vão diagnosticar a existência de outras DSTs como sífilis e hepatite B.

Todas as unidades de saúde têm um dia específico para a testagem do HIV, sendo que na policlínica do Cristo Rei é toda sexta-feira de manhã. Os exames não precisam de pedido médico e o paciente não precisa estar em jejum.

Campanha

Durante toda a manhã, profissionais da saúde como enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais que integram equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs), realizaram panfletagem, palestras e deram apoio na abordagem às pessoas que estavam nas unidades de saúde por outro motivo. Todos foram convidados a assistir a palestra e a fazer o exame.

Sete unidades de atenção básica estiveram participando da mobilização e oferecendo a testagem: as policlínicas do Cristo Rei, Parque do Lago, Jardim Glória e 24 de Dezembro. Outras unidades como as localizadas no Jardim Imperial, São Mateus e Vila Artur.

A mobilização está sendo coordenada pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE), que funciona juntamente com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Os exames serão realizados conforme a demanda. Não há limites pré-determinados. A sede do SAE/CTA, ao lado do terminal André Maggi, estará no período da manhã oferecendo o exame e prestando orientações de prevenção.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/256969/visualizar/