Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 01 de Dezembro de 2006 às 09:10

    Imprimir




Termina hoje a capacitação voltada aos profissionais de saúde quanto a prevenção e combate a tuberculose em Mato Grosso. O evento é realizado no Hotel Mato Grosso Palace, em Cuiabá.

O programa visa acompanhar os profissionais de saúde, nas ações do programa de controle da doença, além de chamar a atenção dos médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos e auxiliares de enfermagem quanto aos aspectos importantes da doença, sua transmissão, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.

De acordo com técnica da Coordenadoria da Vigilância Epidemiológica da Ses, Tânia Cecília Trevisan, essas capacitações vêm ao encontro das necessidades de controle para que o Estado se coloque próximo da realidade regional de cada município objetivando detectar problemas e apresentar soluções cabíveis.

Dentre os temas abordados no evento estão as palestras sobre Situação Atual da Tuberculose no Brasil e no Estado, Aspectos Primordiais da Tuberculose, Tratamento, Ingestão de medicamentos, Tipos de pacientes, Buscas de sintomas, Diagnósticos e Tipos de Exames.

O tratamento da tuberculose envolve a ingestão diária de medicamentos prescritos nas unidades básicas de Saúde por um período de seis meses no programa tendo como estratégia utilizada o Tratamento Supervisionado. O maior inimigo do tratamento é o abandono por parte do paciente. Atualmente Mato Grosso tem o percentual de 7 a 8,5 pacientes que abandonam o tratamento. A meta da Secretaria de Saúde é ficar abaixo de 5% de abandono.

Paradoxalmente, é a rápida ação do medicamento que provoca, muitas vezes, o abandono do tratamento. Em quinze dias o doente se recupera e a tosse desaparece. Achando que já estão curados, muitos param de tomar os remédios. Aí o sintoma reaparece e o paciente volta a procurar o médico. Quando esse processo se repete por mais uma vez o doente se torna multirresistente ao medicamento prejudicando cada vez mais a cura.

Foram registrados em Mato Grosso, no ano passado, 991 casos novos da tuberculose em todas as formas pulmonares positivos e negativos e extra pulmonar. Em 2006 já são 745 casos da doença. O índice de cura é de 75,3%.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/257116/visualizar/