Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 29 de Novembro de 2006 às 23:51

    Imprimir


No próximo final de semana, sábado (02.12) e domingo (03.12), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), via Coordenadoria do Centro de Exames Supletivos, realizará o maior exame de massa de Mato Grosso. Noventa e uma mil pessoas que pleiteiam a certificação nas disciplinas dos Ensinos Fundamental e Médio farão o Exame Supletivo de Educação Básica em 102 municípios do Estado.

As provas serão realizadas em 12 municípios-pólo e conta com a parceria das prefeituras em 90 municípios. De acordo com a coordenadora do Centro de Exames Supletivos (CES), Mair Itacarambi, a Seduc mobilizou 4.800 pessoas, entre coordenadores, fiscais e pessoal de apoio para a aplicação das provas em todo o Estado.

O Exame supletivo acontecerá normalmente em 380 escolas de todo o Estado e em caráter especial nos presídios, para as pessoas da igreja Adventista do 7º Dia e para os cegos. “Em respeito aos dias de visita nos presídios [domingo], este ano ofertaremos as provas para os reeducandos, em caráter experimental, em dia diferenciado. Já os candidatos adventistas farão as provas do sábado após as 19h e também vamos dispor de provas em braile para os alunos cegos”, informou Mair.

As provas do supletivo são oferecidas para jovens e adultos, em sua maioria, trabalhadores que desejam certificar o conhecimento já adquirido. “A grande procura dessa modalidade de ensino nos últimos anos se deve, principalmente, às exigências do mercado de trabalho, tanto para o ingresso quanto para a permanência”, observa a coordenadora.

Do total de inscrições, 62,2 mil são para o Ensino Médio e 28,2 mil para o Ensino Fundamental. Para participar do Exame a pessoa deve ter idade igual ou superior a 15 anos para o Ensino Fundamental e igual ou superior a 18 anos para o Ensino Médio e já ter feito as inscrições, que ocorreram em setembro.

Provas

As provas do Exame Supletivo terão início pontualmente, às 7h (horário de Mato Grosso), do sábado para Ensino Fundamental e Médio e ocorrerão até às 18h45. Já as provas para os adventistas que informaram no ato da inscrição sua condição, começam às 19h do mesmo dia. No domingo as provas reiniciam às 7h, somente para o Ensino Médio e vai até às 12h45.

Todos os candidatos devem comparecer aos locais de provas munidos de documento de identificação com foto e a ficha de inscrição.

Especificidades

Um total de 519 reeducandos farão o Exame Supletivo, nos dias 11 e 12 de dezembro. As provas serão aplicadas nas Unidades Prisionais: Ana Maria do Couto, Carumbé, Pascoal Ramos, Agrícola das Palmeiras, Complexo Pomeri, em Cuiabá e Mata Grande, em Rondonópolis.

Em todo o Estado, as 865 pessoas que se declararam adventistas deverão comparecer aos locais de prova e se apresentarem à coordenação, às 7h, do sábado. Eles ficarão enclausurados até às 19h, quando as provas serão aplicadas na seqüência normal. Em Cuiabá, os 180 adventistas farão as provas na Escola Estadual “Joaquina Cerqueira Caldas”, localizada no bairro Centro.

Para os alunos com deficiência visual, a Seduc oferecerá provas ampliadas, para baixa visão e provas em braile, para os cegos. No instituto dos Cegos, em Cuiabá, 18 candidatos contarão com ledores.

Resultados

Os gabaritos para a conferência das provas serão divulgados a partir do dia 8 de dezembro. Os resultados finais das provas serão divulgados no site da Seduc (www.seduc.mt.gov.br), a partir do dia 03 de fevereiro de 2007.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/257446/visualizar/