Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 27 de Novembro de 2006 às 17:01

    Imprimir


Diversos cientistas estão desenvolvendo uma vacina que tem como objetivo conter o envelhecimento do sistema imunológico, disseram hoje especialistas presentes ao primeiro congresso europeu sobre pesquisa da velhice, em Innsbruck, Áustria.

Cerca de 70% da população está infectada pelo citomegalovirus, que é contraído com uma idade muito avançada, e que acelera o envelhecimento do sistema imunológico, explicou em entrevista coletiva Beatrix Grubeck-Loebenstein, diretora do Instituto de Biomedicina para Estudos do Envelhecimento de Innsbruck.

Embora costume passar despercebido, esse vírus faz com que as pessoas afetadas fiquem doentes mais facilmente, e tenham um estado de saúde mais delicado que o de pessoas comuns.

Além disso, diminui a expectativa de vida, já que seus portadores têm que lutar desde a juventude contra a doença, prejudicando desta forma sua imunidade. No entanto, esta infecção pode ser remediada com uma vacina, segundo afirmou a pesquisadora.

Segundo o reitor da Universidade de Medicina de Innsbruck, Clemens Sorg, a ciência não aspira prolongar a vida humana, mas reduzir os períodos de doença, de modo que os pacientes possam viver com maior qualidade os anos de velhice.

Os cientistas conseguiram, por meio da engenharia genética, prolongar a vida dos nematodos, vermes que vivem até cinco vezes mais que o normal, o que, aplicado no homem, significaria uma vida de 500 anos.

Os resultados da pesquisa se devem ao trabalho do cientista Thomas E. Johnson, da Universidade do Colorado, um dos oradores de maior destaque no congresso, que dura até o dia 30 de novembro.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/257956/visualizar/