Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 13 de Março de 2013 às 13:43
Por: Luy de Araújo

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Educação Nortelândia acaba de implantar um programa de Gestão Integrada, que teve inicio no último dia 05 de Março, e pelos próximos dois anos trabalhará com os gestores educacionais, diretores, coordenadores, articuladores, equipe da secretaria de educação e também professores.


 
Ao todo são 38 participantes, envolvendo a equipe da Secretaria Municipal de
Educação, Escola Especial Mundo Feliz (APAE), Escola Estadual “Professora
Idalina de Farias”, Escola Estadual Dr Emanuel Pinheiro da Silva Primo;
Des. Olegário Moreira de Barros; Centro Municipal de Ensino Julio Praxede
Duarte e Centro de Educação Infantil Municipal “Arnoud Almeida de
Oliveira”.


 
O programa está sendo possível graças a parceria mantida com o Instituto Camargo Correa, através da Arrossensal Agropecuária e Indústria, com sede em Nortelândia, e será executado pela Fundação Pitágoras, através da consultora Cláudia Adriana Fonseca Rocha.


 
A Fundação Pitágoras orientará toda a implantação do Programa de Gestão Integrada (SGI) na rede municipal de ensino, apoiando tecnicamente suas lideranças e transferindo a tecnologia, que ao final deverá apresentar um resultado altamente positivo no setor educacional, transformando-se num avanço significativo da aprendizagem dos alunos, principalmente nas suas habilidades de leitura, escrita, cálculo, expressão oral, resolução de problemas do cotidiano, e aprendizagem ativa.


 
O Diretor da Arrossenssal Agropecuária Laércio Trentino, enfatizou a importância da parceria com o município na área educacional, que ao longo dos anos têm apresentado resultados importantes do ponto de vista do aprendizado dos alunos. Ele destacou a nota 10 obtida pelo município junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a boa avalição feita pelo IDEB, demonstrando claramente que a parceria é importante para a socidade e principalmente para os estudantes que são os beneficiários diretos.


 
"Para a empresa e para o grupo investir na educação é de fundamental importância para a transformação da socidade, pois é através da educação que se muda a cultura de um povo e impulsiona o desenvolvimento intelectual e social. Essa parceria com a administração municipal, investindo na qualificação dos profissionais da educação, acaba refletindo diretamente na vida de toda a comunidade" salientou Trentino.


 
O prefeito municipal Neurilan Fraga também enalteceu a parceria mantida com a Arrossenssal Agropecuária não só na educação, como também na área social, onde desenvolve um programa de capacitação direcionado as mulheres, que ocasionou a criação de um grupo de mulheres artesãs que trabalham na confecção de bolsas e bijuterias.


 
"Os números em ambas as frentes são amplamente favoráveis, na educação atingimos indices e notas consideráveis, revelando que houve avanços importantes e que essa parceria com a iniciativa privada, através do Grupo Camargo é muito positiva para todos nós, haja visto que com professores mais preparados para ensinar, teremos alunos também preparados para a vida acadêmica e profissional" frisou Fraga.


 
O Chefe do Poder Executivo Municipal elogiou a disposição da empresa em participar de diversos projetos apresentados pela atual gestão, demonstrando com isso seu compromisso social e vontade de contribuir com o desenvolvimento da comunidade onde exerce sua atividade econômica, de forma decisiva como vem fazendo nas parcerias com a Educação.


 
A consultora Claúdia Adriana, explica  que na verdade, o SGI em Nortelândia, irá contribuir para que o município através das escolas cumpram as diretrizes do TERMO DE COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO, pois o planejamento  estratégico da Secretaria Municipal de Educação e das escolas estão sendo elaborados durante o programa e desenvolvido no cotidiano, e que na prática o mais importante, e foco principal é a aprendizagem dos alunos, e conseqüentemente a melhoria da qualidade da educação. 


 
O SGI da Fundação Pitágoras é um sistema de gestão criado sob medida para a realidade escolar e testado nas mais diversas situações nos municípios pequenos, médios e grandes.  O SGI alinha e aponta os melhores esforços de todos que trabalham e estudam num sistema escolar na direção da aprendizagem em altos níveis de todos os alunos. Para isso, todos os envolvidos na aprendizagem dos alunos, como liderança da Secretaria da Educação, lideranças das escolas, funcionários, professores, família e o próprio aluno individualmente, passam por um processo de alinhamento de seu trabalho, com diretrizes claras, desdobramento das diretrizes, inovação melhoramento contínuo dos resultados, como visita à escola, relatos, trocas de experiências, problemas do dia, dentre outros. 


 
A Secretaria Municipal de Educação Marlene Júlia já estará divulgando nos próximos dias para a comunidade escolar e para a população nortelandense o Plano de Metas. Neste plano, irá conter missão, visão, valores determinantes e diretrizes estratégicas (metas e medidas de aprendizagem e operacionais), das quais as escolas que já iniciaram a fase de discussão e elaboração terão um norte para a execução de seu planejamento e suas práticas pedagógicas.


 
"Trabalhamos para promover uma educação de qualidade e que de fato possa representar num aprendizado eficiente para os alunos" sintetizou a secretária.


 
Ao final do programa,  todos os participantes receberão o diploma expedido pela Fundação Pitágoras de Especialização em Gestão Escolar.
 
 
 



 
Secretaria Municipal de Educação
Av. Nicolau Gomes de Souza, 1329, B. Novo Horizonte - CEP.: 78.430.000
Nortelândia - MT
(065) 3346-1195




Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/25839/visualizar/