Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 23 de Novembro de 2006 às 15:46

    Imprimir


A secretaria municipal de saúde através da Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental promoveu no dia 18 de novembro o Dia “D” de Combate à Dengue, assim com em todos os municípios do país, atendendo a solicitação o Ministério da Saúde.

Durante toda a manhã foram realizadas mini-palestras de prevenção a dengue, distribuição de panfletos, além de dois microscópios que foram disponibilizados para que os transeuntes observassem as larvas expelidas pelo mosquito transmissor da doença.

Para o supervisor de endemias da Vigilância Ambiental José Anchieta P. de Lima, a data é importante para mobilizar a população no combate à doença, porém é apenas o primeiro passo, já que "o trabalho de prevenção deve ser constante e realizado diariamente, já que é responsabilidade de todos os cidadãos”.

A bióloga da Vigilância Ambiental Caneta Oliveira, enfatizou a importância da cooperação de toda a população na prevenção e combate a doença, lembrando que “não adianta o poder público realizar grandes campanhas sem o apoio da população que irá trabalhar efetivamente no combate à doença, começando com a prevenção dentro de suas próprias casas”.

O secretário de saúde, Luiz Gonzaga Piveta, participou da Campanha e destacou que assim como os cidadãos têm incluído na sua rotina hábitos de higiene pessoal, devem estender esses hábitos ao ambiente em que vivem principalmente no período de chuvas que é a época mais propícia para que endemias como a dengue atinjam a população.

Jaciara foi destaque no último ano por ser um dos municípios do país com menos registros de casos de dengue e a meta da secretaria é ter uma população livre de qualquer risco à saúde e para isso o apoio de toda a população é fundamental.

Medidas simples e preventivas podem fazer muita diferença na vida dos cidadãos, segue abaixo alguns exemplos:

Substitua plantas com água por areia;

Os pneus devem ser protegidos com lonas ou em locais adequados para evitar a água das chuvas;

Tambores, caixa d’água e reservatórios devem ser sempre bem tampados;

Garrafas devem ser mantidas de cabeça pra baixo ou em depósitos;

Reservatórios de água para animais devem ser limpos e protegidos;

Evitar qualquer objeto que possa acumular água nos quintais.







Fonte: Agência de Notícias dos Municípios

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/258820/visualizar/