Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 23 de Novembro de 2006 às 13:03

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) por meio da Coordenadoria de Informação, Educação e Comunicação em Saúde está realizando até o final deste ano diversas ações de sensibilização da população no enfrentamento da dengue em Mato Grosso. Durante os meses de novembro e dezembro essa sensibilização entra na etapa de parceria com a Secretaria de Estado de Educação, através do projeto “Prevenção nas Escolas”. Estão sendo ministradas palestras educativas em instituições educacionais e empresas públicas e privadas com o objetivo de levar informações sobre as formas de prevenção, sintomas e explicações sobre a doença.

A coordenadora de Informação, Educação e Comunicação em Saúde, Ivete Botelho de Campos, disse que “buscamos envolver os diversos níveis populares seguindo a política do Ministério da Saúde que explica que o trabalho de prevenção da dengue deve ser de maneira contínua. Não existe período de manifestação da doença, todo dia é dia de prevenção da dengue”.

Começando no último dia 22 de novembro, e se estendendo até o dia 06 de dezembro, a ação do projeto Prevenção nas Escolas tem dois momentos. Numa primeira situação os técnicos da saúde já estão visitando alguns locais com ações de mobilização e sensibilização das pessoas. Num segundo momento algumas instituições ou empresas receberão a visita técnica com palestras educativas.

Na última quarta-feira (22.11) alunos, professores e funcionários da Escola Rafael Rueda, no bairro Pedra 90, receberam a visita dos técnicos com palestras, entrega de materiais educativos e explanações de experiências. Já no dia 23, 24, 27, 28, 29 e 30 de novembro as Escolas 25 de abril, no bairro CPA IV, Escola Estadual Profª. Marcelina de Campos, Santa Amália, Escola Estadual Dr. Estevão Alves Correa, no bairro Tijucal, Escola Bela Vista, Escola Estadual Vera Pereira do Nascimento, no Grande Terceiro e Escola João Briene Camargo, no bairro da Lixeira, respectivamente, passam pelo primeiro momento com a mobilização popular e a sensibilização das comunidades escolares, presidentes de bairro e líderes de igrejas sobre a importância da informação e prevenção da Dengue. “O objetivo é sensibilizar o maior número de pessoas para que o Estado consiga com isso reduzir os índices de dengue na região. O apoio da população e dos gestores municipais no combate ao mosquito é fundamental para o controle da doença”, explicou, Ivete Botelho de Campos.

Dando prosseguimento às atividades, numa parecria com instituições públicas, as mobilizações populares e palestras educativas acontecerão no Tribunal de Justiça entre os 05 e 06 de dezembro, respectivamente.

INFORMAÇÕES - O Aedes Aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas patas. A reidratação oral é uma medida importante e deve ser realizada durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre.

O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sangüínea. A pessoa deve manter-se em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos prescritos pelo médico, para aliviar as dores e a febre.

Ao ser observado o primeiro sintoma, deve-se buscar orientação médica no posto de saúde mais próximo. As pessoas que já contraíram a forma clássica da doença devem procurar, imediatamente, atendimento médico em caso de reaparecimento dos sintomas agravados com os sinais de alerta, pois corre o risco de estar com dengue hemorrágica, que é o tipo mais grave. Todo tratamento deve ser feito sob orientação médica.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/258886/visualizar/