Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 23 de Novembro de 2006 às 07:05

    Imprimir


O número de novos casos de pessoas infectadas com o vírus HIV diminuiu em Mato Grosso no primeiro semestre deste ano. Até junho deste ano, foram registrados 186 novos casos de HIV positivo em Mato Grosso. Segundo o Ministério da Saúde, a queda vem de anos anteriores. Em 2004 foram 674 soropositivos e, no ano passado, 504. A Secretaria de Estado de Saúde tem uma outra preocupação, já que a aids na terceira idade aumentou.

"Faltam campanhas para essa população específica. Isso terá que ser retomado pela saúde pública para reverter essa tendência da aids", disse Vitor Rodrigues, secretário adjunto de Saúde do Estado.

Mato Grosso está entre os Estados em que o número de infectados para cada 100 mil habitantes é maior que a média nacional. Aqui a incidência é de 19,3 casos para cada 100 mil habitantes, contra 18 casos da média brasileira. Entre 2004 e 2005, 147 pessoas morreram com a aids em Mato Grosso.

Dos dados mais significativos está a redução dos casos em que a mãe passa para o filho. A chamada transmissão vertical caiu 51,5%. De janeiro a junho deste ano, o Ministério da Saúde registrou 109 notificações desse tipo em todo o Brasil. "Toda gestante que chega ao hospital, se ela não tem um anti-HIV realizado nos últimos três meses, é feito um teste rápido e em minutos você tem uma idéia se ela é positiva ou não. Você imediatamente faz com que a criança não amamente no seio e já receba o AZT logo nas primeiras duas horas de vida.





Fonte: TV Centro América

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/259002/visualizar/