Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 19 de Novembro de 2006 às 13:02

    Imprimir


O vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp ) começa neste domingo (19) em 25 cidades do país com o lançamento de uma tecnologia. Será a primeira universidade brasileira a colocar informações sobre o seu exame dentro de tocadores de música digital, como o popular iPod. Os primeiros arquivos em áudio, com comentários das provas, serão enviados na semana seguinte à primeira fase, realizada hoje entre 14 horas e 18 horas. São 50.199 candidatos.

Depois do exame, o G1 publica os comentários de vestibulandos e professores sobre a primeira fase. Também serão divulgadas as respostas dos dois cursinhos para as 12 questões discursivas e redação da Unicamp.

"Resolvemos usar uma mídia que está muito perto dos adolescentes", diz o coordenador do vestibular da Unicamp, Leandro Tessler. A tecnologia chamada podcast é um arquivo de áudio MP3, com locuções ou músicas, distribuído pela internet. Funciona como se fosse um programa de rádio que pode ser reproduzido, por meio de download, em tocadores de MP3. Para receber os arquivos é preciso assinar o serviço, no caso da Unicamp gratuitamente. Quem é assinante recebe atualizações automaticamente.

Para receber as informações do vestibular da Unicamp é preciso entrar no site da Comissão Permanete para os vestibulares (Comvest). Segundo Tessler, serão disponibilizados arquivos com questões da prova comentadas, funcionamento do vestibular, entrevistas com coordenadores de cursos e informações sobre programas de ação afirmativa, entre outros assuntos. "Pensamos em fazer até programas para os pais dos vestibulandos", diz Tessler.

Das três universidades paulistas públicas, a Unicamp é a que está mais próxima das novas tecnologias. Foi a primeira no estado e umas das pioneiras também no país a instituir as inscrições apenas pela internet, no vestibular de 2005.

O vestibular da Unicamp seleciona alunos para 2.954 vagas em 58 cursos da Unicamp e dois da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp ). "Vai ser uma prova para ser lembrada. As questões me chamaram muito a atenção", diz Tessler sobre o exame de domingo. A prova da primeira fase da Unicamp tem uma redação e 12 questões dissertativas das disciplinas de matemática, física, química, biologia, história e geografia.

Os coordenadores recomendam que os vestibulandos cheguem aos locais de prova às 13 horas; os portões serão fechados às 13h45. Onde não há horário de verão, o vestibular seguirá o horário local. Não é preciso levar o comprovante de inscrição ou de pagamento no dia da prova. Quem tiver dúvidas com relação à inscrição deve entrar no site da Comvest.

A prova durará quatro horas e o tempo mínimo de permanência nas salas é de três horas e meia para quem quiser sair com o caderno de questões. Para os que não querem levar o caderno de questões, é permitido deixar o local de exame após duas horas do início.

É preciso levar o original do documento de identidade, lápis, caneta azul ou preta, borracha e régua. Não é permitido usar calculadora, celulares e pagers, corretivo líquido, relógio com calculadora, boné ou chapéu. Os candidatos podem entrar nas salas com água, sucos, refrigerantes, balas, doces ou chocolates Os resultados da primeira fase da Unicamp saem no dia 4 de janeiro. A segunda etapa vai de 14 a 17 de janeiro.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/259883/visualizar/