Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 12 de Novembro de 2006 às 10:33

    Imprimir


O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) se completa somente hoje, três anos depois de sua criação. A prova deste ano avalia alunos do último e maior grupo de cursos de ensino superior, que inclui Administração, Direito e Psicologia, com quase meio milhão de participantes. A partir de 2007, com a repetição das áreas já avaliadas, as comparações exatas entre desempenho de alunos dos primeiros e dos últimos anos dos cursos - a maior inovação do Enade - poderão enfim ser feitas. As análises pretendem mostrar quanto as universidades e faculdades agregam de conhecimento aos seus estudantes.

Isso porque os ingressantes da área de Saúde, por exemplo, que fizeram o Enade em 2004, poderão participar do exame novamente em 2007, como formandos. Segundo o coordenador da prova no Ministério da Educação (MEC), Amir Limana, pelo menos 3% dos alunos selecionados serão os mesmos que fizeram o Enade anteriormente. Diferentemente do que ocorria com o Provão - criado pelo governo Fernando Henrique Cardoso - os participantes são escolhidos por sorteio a cada ano, dentro do grupo de cursos predeterminado.

Neste ano, havia 821.281 participantes possíveis e 463.165 foram chamados. Outros cerca de 25 mil são alunos que faltaram em edições anteriores ou se inscreveram voluntariamente para participar. A maior parte dos alunos (33%) cursa Administração. E o Estado com mais estudantes é São Paulo: são 125.451 participantes. A prova começa às 13h e vai até as 17h.

A partir do ano que vem, as instituições terão as notas de seus alunos ingressantes e poderão comparar com as tiradas pelos que estão no último ano do curso. Segundo Limana, poderá então deixar de existir uma taxa criada neste ano para tentar expressar o mesmo significado, o Índice de Diferença do Desempenho (IDD).

A taxa leva em conta uma média do desempenho dos alunos nas áreas avaliadas e traça uma 'nota esperada' para os concluintes. Os conceitos variam entre 1 e 5. O cursos que ultrapassam essa nota esperada recebem conceitos 4 ou 5, os que têm exatamente a nota esperada, 3. E os que ficam abaixo disso, conceitos 1 ou 2. A maioria das instituições federais teve neste ano IDD 3, 4 ou 5 - ou seja, seus alunos aprenderam muito. O índice deve ser usado, pelo menos, ainda com os cursos que participam da prova de hoje.

O Enade tem provas de conhecimentos gerais e específicos, de cada carreira avaliada. O conceito dado ao curso, que varia de 1 a 5, é formulado a partir de 15% da nota dos ingressantes e 60% da nota dos concluintes na prova específica e 25% da nota dos dois grupos em conhecimentos gerais. O exame faz parte do Sistema de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes).

"Meu curso é muito prático, não sei como vão avaliar design de moda em uma prova teórica", diz a estudante do último ano do Centro Universitário Senac Maria Luísa Alves de Souza, 22 anos.

Todas as instituições privadas e federais de ensino superior são obrigadas a participar da prova. Caso contrário, seus alunos não recebem os diplomas.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/261217/visualizar/