Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 11 de Novembro de 2006 às 08:02
Por: Nika Pereira

    Imprimir


O professor da etnia Bororo, Gerson Mário Enogureu, integrante da aldeia Meruri, que fica localizada no município de General Carneiro (a 440 km de Cuiabá), representou Mato Grosso e a rede estadual de ensino no Congresso Reflexão Cultural, em Barcelona, na Casa América Catalunya. Durante o evento, que ocorreu no período de 23 a 30 de outubro, o docente realizou uma palestra sobre o museu da aldeia, que é chamado de Padre Rodolfo.

Em sua apresentação, Gerson, que é docente na Escola Estadual Indígena Sagrado Coração de Jesus, falou sobre a necessidade de fortalecer as culturas indígenas. “Algumas tradições e costumes se perderam com o tempo e com a presença do homem branco na aldeia. Agora estamos desenvolvendo projetos voltados para o resgate da nossa cultura”, explica o professor.

Na ocasião, ele realizou oficinas com os participantes para mostrar o artesanato do povo Bororo, que é confeccionado para o comércio e para uso dos próprios índios. Alguns desses objetos estão expostos no museu da aldeia, que foi criado em parceria com o museu Missionário Etnológico Coller Dom Bosco, da cidade de Turin. Este órgão, atualmente possui 10 mil peças, das quais 600 são da etnia Bororo. O material foi enviado para a Itália no período de 1925 a 1926.

A necessidade do museu foi constatada pela etnia por meio de um estudo. “Hoje a vida é outra, com a globalização precisamos garantir o nosso espaço, a nossa identidade enquanto povo indígena. Sabemos que a cultura do povo Bororo está fragmentada, por isso o museu pode ser um local de preservação das nossas origens”, ressaltou o professor.

Gerson Mário já foi convidado a apresentar o museu da aldeia nos Estados Unidos (EUA). A visita deve ocorrer o ano que vem. O professor, que leciona matemática, foi formado pelo 3º Grau Indígena, em Barra do Bugres. A formação é oferecida pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e paga pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

A idéia para a criação do museu na aldeia foi da professora doutora em Comunicação e Semiótica, Aivone Brandão, pela Universidade Católica de São Paulo, que atualmente trabalha na aldeia representando a Missão Salesiana da Itália. Ela também participou do congresso na Espanha.

Em torno de 420 índios vivem na aldeia. Em Mato Grosso, são cerca de 30 mil, de 39 etnias.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/261478/visualizar/