Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 07 de Novembro de 2006 às 17:46

    Imprimir


Começou nesta terça-feira (07.11) a 3ª exposição de artesanatos da Cadeia Pública de Várzea Grande no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). A exposição mostra resultados de trabalhos do projeto que teve início em fevereiro de 2006, coordenado pelo diretor da unidade, Raymundo Vasconcellos Dias.

Estão sendo expostos no local, trabalhos de marcenaria, artes plásticas e bolas de couro, produzidos pelos reeducandos da unidade prisional.

Graças ao sucesso das exposições realizadas no mês passado na Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp) e no Fórum de Várzea Grande, a exposição recebeu convite para mostrar os trabalhos na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) entre os dias 19 e 23 de novembro.

De acordo com Raymundo o 1º dia da exposição na Univag está tendo resultados altamente positivos, “os reeducandos que estão acompanhando a exposição estão tendo um convívio direto com o meio acadêmico e isto está despertando uma nova luz neles, como a vontade de retomar os estudos”. O reeducando da unidade, Cilso Alexandre comenta que “pensava que isso (estudo) não era pra mim, mas hoje vejo que posso chegar aqui (faculdade), e se tivesse tido oportunidade de viver outra realidade, hoje não estaria preso, conclui”.

E quanto a seleção dos reeducandos para acompanhar a exposição, o diretor diz que é feita na própria unidade, observando diariamente o comportamento e o desenvolvimento de cada um durante as oficinas. Raymundo diz que perguntou há um dos reeducandos sobre a confiança depositada neles, e o reeducando disse que já cometeu muitos erros, e este trabalho está sendo a chance que ele está tendo de reintegrar novamente à sociedade de forma digna.

A população carcerária da Cadeia Pública de Várzea Grande tem hoje 318 reeducandos sendo que 28 estão participando ativamente do projeto.

A exposição irá até a próxima quinta-feira (09.11) no auditório do bloco B, localizado no campus da Univag.

O evento está aberto a visitação pública e os trabalhos estão sendo expostos para a venda.

Termo de Cooperação

A Sejusp e a Univag celebraram um Termo de Cooperação Técnica em 2005 para o atendimento de assistência jurídica na unidade penal, sob a coordenação de Lucilo Macedo Filho, os reeducandos estão recebendo atendimento processual, através de entrevistas pessoais e personalizadas, supervisionados pela Defensoria Pública de Várzea Grande.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/262417/visualizar/