Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 07 de Novembro de 2006 às 17:40

    Imprimir


A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso - Seder, realizou ontem (6), em Lambari D´Oeste, uma reunião do consórcio intermunicipal Complexo Nascente do Pantanal, com a participação de prefeitos de toda a região. Participaram também os secretários municipais de Agricultura, o secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vetoratto, representantes da Empaer e do Banco do Brasil. Durante o encontro foram discutidos a regularização do consórcio, a distribuição de sementes e calcário, as cadeias produtivas da pupunha, abacaxi, maracujá e leite, além da missão prefeito empreendedor.

O presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, Cidinho destacou a importância dos consórcios para o planejamento de ações que fomentam o desenvolvimento econômico dos municípios. Lembrou que os consórcios já foram implantados em diversas regiões com a finalidade de promover políticas públicas voltadas para a agroindústria e a agricultura familiar. "Os municípios contam com uma diversidade de potencialidades econômicas que necessitam de projetos específicos", adiantou.

O prefeito de Lambari D`Oeste, anfitrião do encontro, Jesuíno Gomes, lembrou que através do consórcio todos os municípios irão ganhar. "Estamos lutando por objetivos em comum e juntos somos mais fortes. E eu tenho certeza que nosso esforço vai resultar na melhoria de qualidade de vida da população", disse.

O prefeito de São José dos Quatro Marcos e presidente do Consórcio, Antônio Junqueira, chamou a atenção para a importância da presença nas reuniões dos consórcios. "Discutimos os problemas e encontramos soluções. Com a troca de idéias, descobrimos soluções novas para problemas velhos", destacou. Ele ressaltou também a necessidade de dar mais atenção e apoio às empresas e aos pequenos produtores. "As empresas bem subsidiadas irão comprar a matéria prima produzida em nossos municípios. Assim estaremos agregando valor ao nosso produto e ao mesmo tempo gerando emprego e renda para as cidades", assegurou.

Sobre a regularização efetiva do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Sócio- ambiental Complexo Nascentes do Pantanal o prefeito de São José dos Quatro Marcos informou ainda que a minuta já foi publicada no Diário Oficial. O próximo passo agora é colher as assinaturas dos vereadores de todos os municípios para Lei Autorizativa.

O secretário de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso, Clóves Vetoratto, elogiou a iniciativa da AMM como incentivadora dos Consórcios e deixou claro que um dos maiores objetivos dos Consórcios é fomentar a economia dos pequenos produtores. Segundo ele, a expectativa do governo é colocar em cada consórcio formado em Mato Grosso um representante da Seder. "Essa pessoa terá um carro e equipamentos à disposição para otimizar seu trabalho e será um elo entre os Consórcios e o Governo. Terá ainda acesso direto a todas as secretarias de Estado e ao Governador Blairo Maggi. Ele trará até nós todas as demandas dos municípios do interior levantadas durante as reuniões", frisou.

O secretário disse também que o Governo tem algumas idéias para alavancar os consórcios. Uma delas é discutir o Orçamento do Governo junto com os municípios, através dos Consórcios. Uma outra ferramenta que vai otimizar o trabalho coletivo é o diagnóstico sócio econômico dos municípios de Mato Grosso elaborado pela Governo. A pesquisa, que será atualizada anualmente, está em fase final e vai trazer um RX do comércio. "Esse estudo será de suma importância para a definição de novas políticas públicas para os municípios", destacou Vetoratto. O Governo vai disponibilizar para os servidores municipais e Consórcios um curso de Noções Básicas para Elaboração de Projetos.

O curso será realizado no próximo ano e oferecerá 35 vagas. Segundo o secretário serão investidos R$ 12 mil e o governo irá financiar 50% do valor.O Consórcio Nascentes do Pantanal vai receber da Seder 5 mil sementes de arroz e 9 mil de milho que serão distribuídas entre os 14 municípios. As cadeias da pupunha e do maracujá foram amplamente discutidas durante a reunião. Produtores de Indiavaí já trabalham com o palmito de babaçu e agora investem na plantação do palmito de pupunha.

No município há uma área de 65 hectares dedicada à cultura da pupunha. "A prefeitura entra com as mudas e os produtores desenvolvem a cultura. Cerca de 200 famílias estão envolvidas nesse projeto e por conta disso a indústria de palmito foi reativada", destacou o prefeito de Indiavaí, Valteir Quirino dos Santos.

Em São José dos Quatro Marcos há uma fábrica de poupa de maracujá que hoje funciona precariamente por falta da matéria prima. "A idéia é fomentar a cultura do maracujá e transformar essa fábrica numa empresa âncora que vai absorver a produção dos municípios do Consórcio", explicou o prefeito Antônio Junqueira.

Fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócio Ambiental Nascentes do Pantanal os municípios de Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Glória D´Oeste, Indiavaí, Lambari D´Oeste, Mirassol D´Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.





Fonte: Agência de Notícias dos Municípios

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/262419/visualizar/