Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 07 de Novembro de 2006 às 17:19

    Imprimir


O Centro de Controle de Zoonoses de Várzea Grande (CCZ) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alertam funcionários, arrendatários e donos de empresas do aeroporto Marechal Cândido Rondon sobre o risco de doenças transmitidas por animais Sinantrópicos. "Esses animais são aqueles que vivem com o homem sem serem convidados e podem transmitir doenças", explicou a diretora de Vigilância Ambiental de Várzea Grande, Vilma Juscineide da Silva, citando como exemplos ratos, aranhas, pombos e mosquitos.

Segundo a diretora, os animais sinantrópicos diferem muito dos animais domésticos, que o homem cria e cuida com as finalidades de companhia, como cães, gatos, pássaros e peixes, ou para produção de alimentos ou transporte como galinha, boi e cavalo.

No caso do aeroporto, a preocupação é a região que cerca o local e os cuidados que são necessários para que o mesmo não se transforme em um criadouro. "Estamos desenvolvendo ações de educação em saúde em todo o município, portanto, aqui não poderia ser diferente, ainda mais com o grande fluxo de pessoas que passam por aqui todos os dias. Precisamos da ajuda da população", afirmou Vilma.

Outra preocupação do Controle de Zoonoses é o desenvolvimento do mosquito da dengue. Nessa época de chuva, o acúmulo de água e de lixo deixado em locais impróprios propiciam a reprodução do mosquito. Nesta terça-feira foi realizada uma reunião com funcionários e prestadores de serviços do Aeroporto Marechal Cândido Rondon. Segundo dados do Ministério da Saúde, os casos de dengue em Mato Grosso em 2006, aumentou 24% em comparação a 2005. Foram 8.526 casos no ano passado. Este ano já são 10. 647. Os dados foram coletados entre janeiro e setembro.

Vilma Juscineide disse ainda que no próximo dia 21 de novembro, haverá uma mobilização de limpeza em Várzea Grande para alertar as pessoas sobre a paroliferação de mosquitos, baratas, ratos entre outros, neste período do ano.

Para denúncias ou dúvidas sobre animais e doenças causadas por eles, basta ligar no Centro de Controle de Zoonoses de Várzea Grande, por meio dos telefones 3688-3186 e 3688-3187.

O CCZ funciona de segunda à sexta feira, das 08h às 17h30.





Fonte: Redação com Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/262424/visualizar/