Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 07 de Novembro de 2006 às 12:24

    Imprimir


“Com o início do período das chuvas nossa preocupação em relação a dengue aumenta, pois o índice sempre se eleva nesta época”. A afirmação é do coordenador da Vigilância Epidemiológica de Sorriso, Marcelo Oliveira. De acordo com ele, o maior problema é a falta de conscientização da população que fez com que os casos aumentassem no município.

“Alguns moradores ainda não tem consciência que a dengue pode deixar a pessoa sete dias de cama e pode até matar, se chegar a um estágio de dengue hemorrágica. Estamos fazendo um pente fino em todo o município, fazendo a identificação dos focos e combatendo os criadouros do mosquito para manter o índice baixo. Porém, verificamos que o índice vem aumentando em Sorriso. Tem bairros como o Benjamim Raiser e Bom Jesus que o índice de infestação chega a 11%”, alerta Marcelo.

De acordo com o engenheiro sanitarista, de janeiro a outubro deste ano foram registrados 92 casos confirmados de dengue na rede pública de saúde. “Para sabermos o número real de casos em todo o município iremos trabalhar em parceria com os laboratórios particulares, pois muitos procuram médicos particulares quando percebem os sintomas. A partir de agora, estaremos recolhendo os resultados desses laboratórios para termos uma estatística exata dos números de casos de dengue em Sorriso”, afirma Marcelo.

Visando combater a doença, a prefeitura está fazendo diferentes estratégias de limpeza nos bairros. “Os locais em que foram encontrados os focos são locais onde a população pode nos ajudar a eliminar as larvas. São vasos de plantas, calhas, lixo, copo de margarina, entre outros. O nosso município é propício à criação do mosquito da dengue e temos que cuidar para evitar a infestação aqui. Então, o único modo é limpar e retirar tudo que possa acumular água e oferecer risco. Em 90% dos casos, o foco do mosquito está nas residências”, alerta o engenheiro.

Marcelo antecipa que no próximo dia 18 acontecerá em Sorriso o Dia D de combate a dengue. “No dia 13 começará a “Semana D” de combate ao mosquito com um arrastão no Distrito de Boa Esperança. Faremos a limpeza, conscientização e prevenção da doença. Dia 16, no bairro Benjamim Raiser faremos arrastão recolhendo todo o material que possa acumular água. Em seguida percorremos outros bairros vizinhos. Dia 17 haverá uma passeata com todas as escolas municipais e particulares alertando a população sobre os perigos da dengue e os cuidados necessários para a evita-la” afirmou.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/262523/visualizar/