Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 06 de Novembro de 2006 às 06:50

    Imprimir


O Brasil aparece em 70° lugar em uma pesquisa sobre a percepção da corrupção no País entre 163 nações, segundo indicadores levantados pela organização não-governamental (ONG) Transparência Internacional.

Segundo o levantamento, a percepção da corrupção no País aumentou, se aproximando de países como o Haiti, onde a corrupção recebe maior destaque, devido a escândalos como o mensalão e a máfia das sanguessugas.

O Brasil caiu cinco posições em relação ao levantamento de 2005, passando de 61º a 66º, levando em conta apenas os 154 países que aparecem nos índices dos dois últimos anos, segundo o jornal Folha de S.Paulo. A pesquisa aponta que o País se aproximou dos últimos colocados, junto a países como o Haiti, e se distanciou dos países em que há baixos índices de percepção da corrupção, como Finlândia, Islândia e Nova Zelândia.

"Brasil, Cuba, Israel e Estados Unidos estão entre os países com uma piora significativa nos níveis de corrupção percebidos", afirma o comunicado oficial da organização. Claudio Weber Abramo, diretor-executivo da Transparência Brasil, associada à ONG que produz o índice, afirma que a piora da percepção internacional está ligada aos escândalos políticos no último ano.

O ranking da Transparência Internacional é feito anualmente desde 1995, colhendo opiniões de pessoas ligadas direta ou indiretamente a negócios internacionais sobre a corrupção nos setores público e privado de um grupo de países. "Se o governo brasileiro tivesse tomado medidas fortes e bastante nítidas de combate à corrupção, isso teria se refletido numa melhoria de imagem", avalia.

Entre os países da América do Sul pesquisados, o Brasil aparece em quarto lugar, atrás do Chile (20º), do Uruguai (28º) e da Colômbia (59º). O país com a pior percepção de corrupção no continente é a Venezuela (138º).

A pesquisa não avalia os impactos dos resultados na economia.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/262944/visualizar/