Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 04 de Novembro de 2006 às 09:24

    Imprimir


O Ministério de Educação (MEC) abrirá na segunda-feira (06.11) as inscrições para o Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), para alunos de universidades particulares. O processo seletivo é operado pela Caixa Econômica Federal e estão disponíveis R$ 100 milhões para as contratações.

Para este processo seletivo, o Fies passou a ter juros mais baixos. O Conselho Monetário Nacional alterou a taxa de 9% ao ano para 3,5% no caso de cursos de Licenciatura e tecnológicos e 6,5% para os demais cursos, taxas válidas para os contratos assinados a partir de 2006.

Os interessados terão até o dia 26 de novembro para se candidatar a uma vaga e as inscrições podem ser feitas somente pela internet - é preciso preencher o formulário e imprimir o documento preenchido para entregá-lo na instituição de ensino onde pretende estudar. Os universitários inscritos e selecionados no programa terão 50% de suas mensalidades financiadas, sendo o benefício retroativo ao segundo semestre deste ano.

O estudante só poderá se inscrever se a sua instituição de ensino estiver cadastrada no Fies e se ele estiver regularmente matriculado. Para isso, a lista das instituições credenciadas já está disponível na internet e será atualizada à medida que as adesões forem validadas.

Este ano, a seleção para o Fies será feita simultaneamente com a dos bolsistas parciais do ProUni - alunos com bolsa de 50% e que têm direito a contratar 25% de financiamento. Os bolsistas interessados terão até o dia 19 de novembro para finalizar suas fichas de inscrição na internet. A divulgação dos resultados será feita em duas etapas: no dia 27 de novembro sai a lista dos bolsistas parciais e, ano dia 6 de dezembro, será publicada a relação dos outros alunos selecionados.

Seleção

A pontuação para classificar os candidatos ao financiamento é baseada em critérios socioeconômicos. São priorizados, por exemplo, estudantes de famílias de baixa renda.

A prioridade na classificação é dada também aos candidatos que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou que ainda não possuam curso superior completo. Mais uma pessoa da família estudando sem bolsa de estudo em instituições privadas de ensino superior ajuda na classificação.

Durante o curso, o estudante paga parcelas de juros limitadas a R$ 50 a cada trimestre. No primeiro ano após a conclusão do curso, o aluno paga parcelas mensais equivalentes a parcela não financiada da mensalidade do último ano de estudo. Esses valores serão abatidos no saldo devedor do financiamento.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/263300/visualizar/