Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 03 de Novembro de 2006 às 09:23

    Imprimir


Técnicos e veterinários do Programa Estadual de Sanidade Avícola montaram barreiras sanitárias na zona rural de Lambari d'Oeste (330 quilômetros de Cuiabá). O Ministério da Agricultura confirmou esta semana um foco da doença de New Castle na região.

O vírus atinge aves domésticas e silvestres. Em Mato Grosso, até agora 27 aves morreram. Fazendeiros que criam galinhas para consumo próprio estão preocupados.

A doença de New Castle ataca o sistema respiratório, digestivo e neurológico das aves e por esse motivo pode ser confundida com a gripe aviária. "Outras situações de contaminação podem ter acontecido não pelas aves migratórias, mas pode ter sido também por aves selvagens ou até mesmo aves domésticas, como pombos, pardais que podem ter contaminado essa criação", disse o especialista em aves Dalci Oliveira.

Durante 35 dias, oito fazendas serão fiscalizadas. Os técnicos criaram a chamada zona de proteção e de vigilância para não deixar que a doença se espalhe por toda a região. Ao todo são três quilômetros, onde somente o dono e os funcionários das oito fazendas têm passagem liberada, ainda sim fazendo a desinfecção.

Nos próximos dias, os veterinários realizarão trabalhos de amostragem, onde serão coletados materiais de 10 aves por propriedades para continuar os estudos sobre a doença.

"O trânsito de animais, no caso de aves, fica proibido em todas as propriedades. Aves, produtos, sub-produtos de aves, ovos, qualquer material que possa veicular o vírus não pode sair dessa área", afirma coordenador dos trabalhos, João Néspoli.





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/263555/visualizar/