Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 02 de Novembro de 2006 às 15:21

    Imprimir


Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCa), 290 novos casos de câncer de pulmão serão diagnosticados no Estado de Mato Grosso em 2006. No Brasil serão mais de de 27 mil.

A cada 30 segundos uma pessoa morre em decorrência da doença, causada em sua maioria pelo uso do cigarro.

Novembro é o mês mundial de conscientização do câncer de pulmão. Preocupada com a alta incidência no Brasil, a Associação Brasileira do Câncer chama a atenção da população para esse tipo de câncer mais comum.

O câncer de pulmão é classificado pelo Instituto como o de "maior incidência e mortalidade".

O câncer de pulmão é desencadeado por uma disfunção do organismo. De forma desordenada e sem controle, as células presentes no pulmão se dividem e se reproduzem dando origem a uma lesão tumoral. O maior problema é que grande parte dos pacientes só descobrem isso após muito tempo, quando a doença se tornará praticamente incurável.

O cigarro é responsável por 30% das mortes por câncer e por 90% das mortes por câncer de pulmão.

A maneira mais fácil de se diagnosticar o câncer de pulmão é através de um raio-X de tórax, complementado por uma tomografia computadorizada. Os sintomas podem ser considerados comuns aos fumantes – tosse, chiado, ronco, dor no tórax, falta de ar e pneumonite –, o que leva muitos deles a não se preocuparem, mas cabe lembrar que o mal não atinge somente àqueles que fumam.

De qualquer modo, a preocupação geralmente tem início quando os tumores invadem a pleura ou a parede torácica, causam dor, tosse e falta de ar – fase esta muito avançada da doença. Por esse motivo, apesar de não ser o tipo mais freqüente de câncer, é o que mais mata.

Atualmente existem alguns tratamentos inovadores para o câncer de pulmão, como, por exemplo, a terapia anti-neoplásica oral, que proporciona melhor qualidade de vida para o paciente. Além disso, medicamentos modernos auxiliam os especialistas no tratamento da doença.

A Associação Brasileira do Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, cuja missão é informar, educar e mobilizar a sociedade para a prevenção, detecção precoce e diminuição do sofrimento das pessoas tocadas pelo câncer.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/263688/visualizar/