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Educação/Vestibular
Terça - 31 de Outubro de 2006 às 15:10
Por: Aluízio Azevedo

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Tangará da Serra, MT - Teve início às 8h desta terça-feira (31.10), em Tangará da Serra (a 240 km da Capital), a sexta etapa da Formação Continuada de mediadores pedagógicos em Educação Ambiental. O curso, que ocorre na Universidade de Tangará da Serra (Unitas), é uma ação desenvolvida pelo Programa de Educação Ambiental (PrEA) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Em torno de 100 pessoas, entre professores, coordenadores pedagógicos e alunos estão participando do evento, que foi aberto e está sendo coordenado pela Gerente de Educação Ambiental da Seduc, Débora Pedrotti. Também participaram da abertura o grupo de dança do projeto Aplauso da Escola Estadual “Pedro Alberto Tayano” e as Assessoras Pedagógicas do município, Sandra Santos e Tereza Lopes.

Na ocasião, Sandra ressaltou a importância da educação ambiental para as escolas de Tangará da Serra e região. “Este é um tema pertinente da atualidade e estávamos aguardando ansiosos para receber a formação continuada. Agora poderemos melhorar nossa prática nas escolas”, observou.

De acordo com Débora, a formação acontece em Tangará, mas está beneficiando toda região do Médio-Norte, incluindo os municípios de Barra do Bugres, Nova Olímpia, Campo Novo dos Parecis, Sapezal, Porto Estrela e Denize. “O evento já foi aplicada em cinco regiões do Estado, e os participantes são responsáveis por multiplicar o conhecimento adquirido durante o encontro em suas comunidades”, destaca ela.

Em torno de mil pessoas de municípios de cinco regiões do Estado foram beneficiadas com a formação oferecida pela Seduc. No total foram 11 municípios do Médio-Norte; 22 do Sudoeste; 18 do Leste e de toda a Baixada Cuiabana; 19 da Sul e 5 do Vale do Arinos.

Conferência

A primeira conferência realizada pelo curso nesta manhã está sendo coordenada pelo técnico do Ministério do Meio Ambiente (MMA), João Carlos Gomes. O professor aborda o tema: “Conceitos em Educação Ambiental”, que engloba questões de gênero e meio ambiente, bem como a bio-regionalização e o processo de ensino-aprendizado da educação ambiental via escola.

“É, neste mundo globalizado da atualidade, que estamos discutindo os novos rumos e conceitos da educação ambiental. Professores, pais alunos e comunidade devem prestar atenção nas realidades ambientais regionais. Temos que primar por uma educação que respeite a diversidade tanto ambiental quanto cultural e, esta será a nossa principal abordagem”, explica Gomes.

No período vespertino acontecerão oficinas práticas.





Fonte: Da Assessoria

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