Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 30 de Outubro de 2006 às 17:43
Por: Sandra Costa

    Imprimir


A Escola Estadual “Souza Bandeira”, em Cuiabá, recebeu na última sexta-feira (27) a Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso, que apresentou o projeto “Concerto Didático” para mais de 250 estudantes. O evento marcou a finalização do 5º Fórum Cultural e a 3ª Semana de Preservação do Patrimônio realizado pela instituição de ensino e teve como objetivo aproximar os alunos do universo musical.

O “Concerto Didático” foi aberto com o Hino Nacional e entre as músicas executadas durante a apresentação estão “Peleja da siriema com a cobra”, de autoria do violeiro Roberto Côrrea e o rasqueado ‘Quilombinho’, de José Agnelo Ribeiro.

Na ocasião, o maestro Leandro Carvalho falou da estrutura de uma Orquestra de Câmara, apresentou os instrumentos e a características de cada um. “Nós utilizamos apenas instrumentos de cordas, com a participação da viola de cocho e da bruaca (típicos do Pantanal mato-grossense), que é uma forma de mesclar o regional com o clássico. Mas existem também outras orquestras de Câmaras que utilizam instrumentos de metais, sopros e percussão”, explicou.

Durante a apresentação, sete estudantes foram convidados ao palco para ouvir a Orquestra mais de perto. Uma das alunas convidadas foi Ana Vitória Macedo, 15 anos, que cursa a 8ª série e é apaixonada pelo som do instrumento contrabaixo. “Foi uma experiência muito legal. Essa iniciativa é muito boa e inovadora e ouvir a orquestra do palco é melhor ainda”, ressaltou.

A diretora Ivone Goulart destacou que a iniciativa é excelente e que a educação também perpassa a área das artes. “Vimos como os alunos ficam admirados com a música, daí a importância de utilizar essa área como instrumento de aprendizagem”, disse.

A Orquestra, que foi implantada pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, possui 18 componentes que tocam os seguintes instrumentos: violino, violoncelo, viola, viola de cocho, bruaca e contrabaixo.

Concerto Didático

Para o maestro Leandro Carvalho, a educação é parte primordial da missão da Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso. “Este fator estratégico vem mobilizando grande parte das ações da Orquestra para levar atividades educacionais e música de concerto para crianças e adolescentes, utilizando a arte como poderosa ferramenta de desenvolvimento, promovendo a elevação da auto-estima e ampliação do universo criativo de alunos e professores”, explicou.

A Orquestra de Mato Grosso vem apresentando a série Concertos Didáticos desde junho e, segundo o maestro, o resultado tem sido fascinante. “As crianças, os pais, professores e a comunidade se envolvem de corpo e alma nas ‘aventuras’ musicais propostas pela Orquestra”.

Leandro acrescenta que em 2006, a Orquestra visitou 20 escolas da rede pública e privada com o “Concertos Didáticos”. “Até o momento já foram atendidas 11 escolas em Cuiabá e Várzea Grande. Para o próximo ano, a meta é atender 40 escolas”, afirmou o maestro.

As escolas interessadas em agendar a série “Concertos Didáticos” devem em contato com Orquestra pelo e-mail educacao@orquestra.mt.gov.br ou pelo telefone (65) 3624 00 63.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/264405/visualizar/