Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 30 de Outubro de 2006 às 17:34
Por: Aluízio Azevedo

    Imprimir


Tangará da Serra, MT - Valorizar as Culturas Africana e Afro-Brasileira. Este é o principal objetivo do “II Encontro Municipal de Afro-Educação”, evento que será realizado pela Assessoria de Gestão Educacional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no município de Tangará da Serra, no próximo dia 20 de novembro.

De acordo com a assessora Pedagógica do Município, Sandra Maria Rodrigues Santos, todas as escolas estaduais, municipais e privadas da cidade estão convidadas para participarem do encontro, que ocorrerá no Centro Cultural, no período matutino.

“Esta será uma oportunidade para que as escolas apresentem os projetos de Educação Anti-racista que já vêm desenvolvendo ao longo do ano. Teremos danças, teatro, capoeira, poesia, banners, cartazes, e todos os tipos de atividades realizadas pelas unidades escolares”, observa ela.

O primeiro encontro ocorreu em 2004. Além da integração entre os alunos das diferentes escolas, o objetivo do evento é também a valorização da cultura negra e a busca pela implantação da Lei 10.639, nas instituições de ensino básico. Esta norma, editada pelo Governo Federal em 2003, prevê a obrigatoriedade dos ensinos de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nos currículos das escolas de educação básica.

O Encontro também contribui para o cumprimento da Resolução Nº 204/06 e do Parecer 234/06, ambos do Conselho Estadual de Educação (CEE), que regulamentam a Lei 10.639 em Mato Grosso.

Esta atividade fecha as ações que a Seduc desenvolverá em Tangará da Serra para a promoção da Educação Anti-racista. A primeira delas é o seminário: “A educação das relações Étnico-raciais no Brasil e a Lei 10.639/03”, que ocorrerá entre os dias 06 e 08 de novembro. A segunda é uma formação continuada, que será realizada no último encontro do Fórum Permanente de Educação do município, no dia 18 de novembro.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/264408/visualizar/