Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 30 de Outubro de 2006 às 17:31
Por: Rosane Brandão

    Imprimir


O Centro de Formação e Atualização dos Professores (Cefapro), de Cuiabá, realizou na última sexta-feira (27), uma mostra cultural reunindo alunos e professores de 12 escolas da rede estadual de ensino de Cuiabá e Várzea Grande. A mostra faz parte do projeto “Inovar”, que tem como objetivo divulgar os trabalhos desenvolvidos nas unidades escolares durante o ano e, conseqüentemente, fazer a interação entre alunos.a comunidade escolar.

Durante o evento, os alunos expuseram trabalhos de artesanato (pintura em tela e materiais confeccionados por meio da reciclagem) e fizeram apresentações de teatro, coral, dança cultural (siriri) e fanfarra. Os alunos também participaram de um concurso onde concorreram com histórias em quadrinhos, contos e paródias, e pintura em tela.

Conforme explica a coordenadora do Cefapro, Antônia Rosa Collar Garcia, a mostra é o resultado final das atividades que foram aplicadas nas escolas. “Aqui eles estão expondo toda a arte que aprenderam. Acredito que isso é um incentivo para a escola continuar desenvolvendo projetos dessa natureza”.

Ao todo, 12 escolas estaduais participaram do evento: “Licínio Monteiro”, “José Leite de Moraes” e “Miguel Baracat”, de Várzea Grande; e as de Cuiabá, “Rafael Rueda” – Caic (Pedra 90), “Dom José do Despraiado”, (Senhor dos Passos), “João Panaroto” (CPA IV), “Dunga Rodrigues” (Jardim Maringá), “Rodolfo Augusto” (Residencial Paiaguás), “José Magno” (Duque de Caxias), “Bernardina Ricci” (Dom Aquino), “Deputado Ubaldo Monteiro da Silva” (Jardim dos Estados).

A Escola Estadual “Dom José do Despraiado” participou do evento, com a mostra de trabalhos feitos com materiais reciclados como: abajur de bagaço de cana, bolsa de caixa de leite, cartão de filtro de papel e máscaras de ‘papietagem’ (camadas de papel e cola). A escola, também apresentou artesanato feito com flores desidratadas de caju e manga; máscaras de gesso; e bola de meia bordada.

CEFAPRO

O Cefapro é responsável pelo acompanhamento, monitoramento e assessoramento desses projetos, por meio da formação continuada nas unidades escolares e dos grupos de estudos nas áreas de conhecimento. “Nós procuramos fazer essa integração entre as escolas com o objetivo de divulgar os trabalhos dos alunos, valorizando e incentivando a cultura e também o lazer”, destacou a diretora da unidade de Cuiabá, Jane Greve.

“A troca de experiência de projetos e metodologias inovadoras, entre as escolas, é muito importante para o processo ensino e aprendizagem. Por isso, nós temos como meta de trabalho, incentivar a criação de novos projetos e a troca de experiência nas unidades escolares”, observou a coordenadora dos Cefapros de Mato grosso, Cida Nolasco. “A arte está envolvida em todas as áreas de conhecimento, por isso ela deve ser inserida nas escolas de forma que atinja todas as disciplinas”, acrescentou Cida.

A aluna da escola “Caic”, Patrícia da Silva Soares, acredita, que é muito importante a participação das escolas em eventos com esse. “Além da integração entre alunos, estamos conhecendo melhor a nossa cultura que é muito rica”.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/264410/visualizar/