Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 30 de Outubro de 2006 às 13:53

    Imprimir


Melhorar a qualidade de internação do paciente é a principal função do fisioterapeuta no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. Hoje 25 profissionais, coordenados pelo fisioterapeuta Paulo Henrique de Oliveira, atendem uma média diária de 80 pacientes internados em todos os setores do hospital, inclusive nas UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal, contribuindo com a redução do tempo de internação do paciente e da mortalidade.

De acordo com Paulo Henrique, o Pronto Socorro conta com serviço de fisioterapia por 24 horas, sendo que nas UTIs, salvo raras exceções, todos os pacientes dependem deste tipo de profissional para sua plena recuperação. "Sempre se faz necessário a monitoração e reabilitação destes pacientes desde a UTI até a alta hospitalar", explica ele, ressaltando que é função do fisioterapeuta os cuidados respiratórios dos pacientes em ventilação mecânica, com objetivo de manutenção das vias aéreas e elaboração, acompanhamento, execução de protocolos de assistência ventilatória.

O coordenador explica que o objetivo da fisioterapia está na manutenção de força muscular, amplitude articular, na recuperação da motricidade, no alívio da dor e na melhora da função pulmonar, evoluindo para a incorporação de cuidados com a via aérea artificial e o manuseio de assistência ventilatória mecânica invasiva e não-invasiva.

O prolongado tempo de internação, posicionamento inadequado com falta de mobilização predispõe a modificações dos músculos e tecidos, podendo comprometer a realização de movimentos coordenados. "O fisioterapeuta atuando sobre os efeitos desses problemas, contribui na redução da taxa de mortalidade, taxa de infecção, tempo de permanência na UTI e no hospital, índice de complicações no pós-operatório", conclui Paulo Henrique, lembrando que o Dia do Fisioterapeuta foi comemorado com muito orgulho no dia 13 de outubro.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/264446/visualizar/