Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 27 de Outubro de 2006 às 14:31

    Imprimir


O Banco de Leite de Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá entrará em funcionamento ainda na primeira quinzena do mês de novembro. A coleta e armazenamento de leite humano, de acordo com o psicólogo Paulo Bernardino, gerente de Atendimento Terapêutico do hospital, garantirá a alimentação dos bebês internados nas UTIs Pediatria e Neonatal.

Como o Banco de Leite estava desativado, o hospital se via obrigado a comprar leite em pó (específico) para alimentar os bebês. Como o produto é extremamente caro e o Pronto Socorro enfrenta problemas de repasse de recursos, o estoque chegou a ficar no limite. "Vamos ter leite estocado a partir de agora", comemora Paulo Bernardino, ressaltando que o melhor de tudo é que esse leite é humano e, portanto, infinitamente melhor para o recém-nascido.

O estoque vai ser possível porque as máquinas de pasteurização estarão em pleno funcionamento. Até o dia 20 de outubro, explica o psicólogo especialista em aleitamento materno, o processo de pasteurização era feito no Hospital Geral, que a partir dessa data suspendeu a parceria com o Pronto Socorro.

"Além de garantir leite para os pacientes deste hospital ainda vamos atender as crianças do Pronto Socorro de Várzea Grande", ressalta Bernardino, referindo-se a parceria que as duas instituições estarão firmando na próxima semana. Como no hospital da cidade vizinha não há banco de leite, eles enviarão toda a coleta para o Pronto Socorro de Cuiabá para quer seja feita a pasteurização. Em contra-partida, o PSM da Capital ficará com 50% do produto final e devolverá a Várzea Grande a outra metade.

CAMPANHA

A coordenação do Banco de Leite de Cuiabá vai dar início a uma campanha de conscientização quanto a importância da doação do leite materno. Um veículo, conseguido por meio de parceria com a empresa Localiza Rent a Car, irá buscar o leite na casa da doadora.

Vanessa Moreira Mattes, de apenas 16 anos, está fazendo a "ordenha" no Banco de Leite, e conta com orientação de Paulo Bernardino e auxiliares. Seu bebê está internado na UTI com uma infecção no mamilo. "Não tem faltado leite para o meu filho", diz a jovem mãe, reconhecendo a importância do aleitamento materno. "Se as mães que tem excesso de leite passarem a doá-lo para o Pronto Socorro, não vai faltar leite para os bebês que aqui estão internados", frisa ela.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/265152/visualizar/