Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 27 de Outubro de 2006 às 13:13
Por: Aluízio Azevedo

    Imprimir


O centro de Recursos Didáticos de Espanhol (CRDE), inaugurado nesta quinta-feira (26.10) é mais um importante passo que o governo do Estado, via Secretaria de Educação (Seduc) dá, para o cumprimento da Lei 11.161/05. Esta norma preceitua a obrigatoriedade da oferta da Língua Espanhola nas escolas de Ensino Médio até o ano de 2010.

A informação é da secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, que realizou a inauguração do espaço. De acordo com ela, Mato Grosso é pioneiro na valorização da Língua Espanhola, pois já vinha realizando esse atendimento em várias escolas desde 2004 e proporcionando formação continuada aos professores habilitados nessa licenciatura, em virtude de várias parcerias entre o Estado, instituições ligadas à Língua Espanhola e a própria Embaixada da Espanha.

”Em 2004, 33 docentes da rede estadual de ensino realizaram um curso de formação continuada, em parceria com o Centro Tecnológico e Profissional de Mato Grosso (Cefet-MT) e a Associação Mato-Grossense dos Professores de Língua Espanhola (AMPLE)”, relembra a secretária.

Em continuidade a esse processo, conforme Ana Carla, a Seduc assinou, em 2005, um convênio com a Embaixada da Espanha. Resultado desta parceria, a ofereceu, naquele ano, duas etapas de um curso de formação continuada em Língua Espanhola a 200 professores das escolas estaduais.

Em 2006 a parceria continuou e ocorreram também duas formações continuadas aos mesmos professores. “Essa qualificação contínua, além de demonstrar a valorização do profissional, é uma das grandes estratégias do Estado para a melhoria do ensino nas escolas estaduais”, esclarece a secretária.

Não-habilitados

A Seduc também ofereceu, neste ano, uma formação continuada para 65 professores não-habilitados que lecionam ou estão se preparando para lecionar a Língua Espanhola em municípios de Fronteiras e Fronteiriços, atendendo assim uma diversidade e especificidade mato-grossense.

“Agora, com a implantação do Centro, os trabalhos neste sentido serão cada vez mais reforçados. Vamos, assim, fomentar cada vez mais a Língua Espanhola no Estado, fortalecendo a integração de Mato Grosso, com os países do Mercosul”, conclui Ana Carla.

É interessante observar que o CRDE, que funciona na rua Barão de Melgaço, Escola Estadual José de Mesquita, em Cuiabá, estará aberto a todos os pesquisadores da Língua Espanhola, sejam da rede pública ou privada da região Centro-Oeste.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/265201/visualizar/