Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 26 de Outubro de 2006 às 01:23

    Imprimir


A tomografia computadorizada (TC) é eficaz para detectar os tumores cancerígenos precoces no pulmão, duplicando assim as chances de sobrevivência dos doentes, que passam de cinco para dez anos, de acordo com estudo publicado nesta quarta-feira nos Estados Unidos.

O índice de detecção entre 31.567 pessoas com mais de 40 anos neste estudo foi de 1,3%, superando 1% para o câncer de mama entre as mulheres de 40 anos ou mais, acrescentaram os autores desta pesquisa publicada no New England Journal of Medicine (NEJM) de 26 de outubro.

A TC foi ainda mais eficaz em detectar câncer precoce entre fumantes ou ex-fumantes de 60 anos ou mais, com um índice de 2,7%, ressaltaram os especialistas, recomendando a generalização deste método de detecção de tumores cancerosos no pulmão nos primeiros estágios de desenvolvimento.

Os exames feitos para o estudo, em 31.567 pessoas, resultaram em 484 diagnósticos de câncer, sendo que em 412 (85%) deles havia um tumor no estágio clínico 1.

Entre estes 412 doentes, 302 foram submetidos a uma intervenção cirúrgica no mês seguinte ao diagnóstico, recebendo uma esperança de vida de dez anos.

Oito pessoas com câncer em estágio 1, que não foram operados, morreram cinco anos depois de terem sido diagnosticados.

O valor de uma TC é de menos de 200 dólares nos EUA, e uma cirurgia para retirar o tumor precoce custa menos da metade que uma para um câncer avançado (estágio 4), disseram os autores deste estudo, liderado pela doutora Claudia Henschle, da Universidade Cornell, em Nova York.

O câncer de pulmão provoca 1,3 milhão de mortes por ano no mundo e é a principal causa de falecimento por câncer, seguido do câncer no estômago (cerca de um milhão).




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/265705/visualizar/