Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 21 de Outubro de 2006 às 08:27

    Imprimir


A população da capital pernambucana está sendo orientada hoje (21), Dia Nacional de Combate à Sífilis, a tomar cuidados para evitar contrair a sífilis, doença causada por bactéria que pode ser transmitida pelo contato sexual e passar também da mãe para os bebês.

No Pátio do Carmo, centro da cidade, a prefeitura montou uma tenda para distribuição de material educativo, preservativos e informações de especialistas em saúde pública, sobre prevenção e tratamento da doença. E um seminário promovido pela Secretaria estadual de Saúde, em parceria com a regional da Sociedade Brasileira de DST, reunirá profissionais de atenção básica dos municípios da região metropolitana para traçar estratégias de combate à doença.

Dados da Secretaria estadual de Saúde indicam que, no ano passado, foram registrados 554 casos de sífilis congênita em Pernambuco. Não há estatísticas sobre sífilis adquirida. A meta do governo de Pernambuco é erradicar a doença do estado até o final de 2007.

O coordenador do Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids no estado, François Figueirôa, explicou que ainda existe necessidade de implementar ações efetivas de combate a doença. Ele argumentou que muita gente desconhece que o exame para identificar o agente causador da sífilis é oferecido gratuitamente na rede pública de saúde.

Na avaliação do coordenador, o principal desafio no controle da sífilis é ampliar a oferta de exames de pré-natal às mulheres gestantes.

Segundo o médico Carlos Alberto Marques, da Sociedade Brasileira de DST, os sintomas da doença podem ser identificados com facilidade. "São pequenos ferimentos que aparecem nos órgãos genitais do homem ou da mulher. O indivíduo que não se tratar ficará infectado pelo resto da vida e a mãe transmitirá a doença ao filho durante a gestação", alertou.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/266851/visualizar/