Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 19 de Outubro de 2006 às 16:40
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde recebeu na manhã desta quinta-feira (19) a coordenadora geral de Avaliação e Monitoramento do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Leonor Maria Pacheco dos Santos, dos programas Fome Zero e Bolsa Família e a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea/DF), Delzi Castro, para participação nos eventos da 3ª Semana Estadual da Alimentação Saudável.

Mato Grosso realizou o II Seminário em Ações de Segurança Alimentar e Nutricional e a presença de Leonor Pacheco é para assessorar o Estado na implantação do Programa Segurança Alimentar e Nutricional. Ela explicou que “o Programa Segurança Alimentar e Nutricional – SAN é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis”.

No Brasil, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, é o responsável pelo desenvolvimento e implantação de políticas de Segurança Alimentar Nacional, que estão ligadas ao conjunto de estratégias Fome Zero. “Porém, é necessário a implantação de políticas públicas nas orientações nutricionais e na mudança de comportamento alimentar para que o Brasil possa chegar a um Programa macro e abrangente de Segurança Alimentar”, lembrou Leonor.

Leonor afirmou que o Brasil está mobilizado durante esta semana, na discussão da implantação do Programa Macro de Segurança Alimentar e Nutricional onde o Governo Federal pretende promover o direito humano à alimentação adequada e à segurança alimentar nutricional, por meio do fortalecimento da agricultura familiar, do estimulo à formação de cooperativas, da formação de infra-estrutura, da geração de empregos formais e do acesso à educação nutricional, isso tudo aliados à parcerias com empresas, entidades e sociedade civil. “Em suma, são conjuntos de ações com objetivos de erradicar a fome no país”, disse.

“As ações que estão sendo desenvolvidas em todos os Estados tornam conhecidas as experiências inovadoras que possam ser incluídas dentro das múltiplas ações inclusas no corpo do Programa”, afirmou Leonor Pacheco, acrescentando que o Fome Zero tem no Bolsa Família seu principal instrumento que garante renda e promovendo acesso aos serviços de Saúde, Educação e Assistência Social. “A meta futura é atender às necessidades nutricionais de toda a população na junção dos programas que vão desde a produção primária, passando pelo transporte, regulação do mercado e chegando até ao consumidor final, gerando trabalho e renda”, disse.

Segundo a reprsentante do MDS, o Bolsa Família é renda garantida para 140.348 famílias cadastradas no programa e em Mato Grosso, significa transferência de renda no valor de R$ 7.759,00, ao mês. O programa contempla famílias com renda per capita de até três quartos do salário mínimo.

“O Governo Federal pretende, com a realização da Semana da Alimentação Saudável em todo país, levar o aprendizado bem como a formação de hábitos alimentares saudáveis e, acima de tudo, a utilização dos alimentos da própria região, com informações do valor nutricional deles, para uma melhor qualidade de vida de toda a população brasileira. Estamos desenvolvendo amplas ações no combate à fome e necessitamos saber utilizar os alimentos, o que pode evitar muitas doenças”, afirmou.

SEGURANÇA ALIMENTAR

Já a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional esteve em Mato Grosso para discutir as políticas públicas em torno da alimentação saudável e na promoção da segurança alimentar e nutricional. “A promulgação da Lei número 11.346, que normatiza as regras de Segurança Alimentar, foi preponderante e é um marco na promoção de políticas públicas de segurança alimentar, uma vez que discorre sobre plantio, uso de componentes químicos, manejo da terra, armazenamento, transporte, estoque e regulação do mercado dos alimentos”, destacou Delzi.

No seminário, Delzi colocou que os instrumentos de acesso à população e de mobilização são o fornecimento de informação correta sobre a utilização dos alimentos em forma de folderes, cartazes, vídeos educativos, utilização da mídia de que a combinação de alimentos saudáveis ajuda a prevenir doenças do coração, câncer, e outras enfermidades, uma vez que os alimentos, bem utilizados, fortalecem o sistema imunológico.

“Mato Grosso, na sua área técnica de alimentação saudável, tem correspondido aos esforços do Ministério de Desenvolvimento Social na promoção de ações de mobilização da sociedade em eventos como esse seminário, que congrega várias entidades da sociedade organizada”, explicou a presidenete do Consea.

PROGRAMAÇÃO

A Semana de Alimentação Saudável será encerrada nesta sexta-feira (20), com programação em vários locais da capital, Várzea Grande e comunidades de assentamentos rurais em Jangada.

A sexta-feira começa com atividades desenvolvidas no Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), às 8h. Serão realizadas uma palestra sobre “Alimentação Saudável”, exposição de vídeos educativos e distribuição de material educativo em forma de folhetos, folderes e cartazes. Às 8h30, no Lar da Criança (Setecs), as crianças receberão um lanche saudável e assistirão à peça de teatro de fantoches “Importância da Alimentação Saudável”, pelo grupo do Escritório Regional da Baixada Cuiabana.

Às 9h, na sede dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Dorcelina Folador, no km 18 da estrada Várzea Grande/Jangada, será proferida a palestra 'Alimentação Saudável', pela nutricionista Ingrid Vilela Assunção, da Empaer.

Finalmente, às 11ho, na Sociedade Pestalozzi, em Várzea Grande, acontecerá uma palestra da nutricionista do Sesc/Mesa Brasil, seguida de um almoço com preparações saudáveis e orientação nutricional, encerrando a 3ª Semana Estadual da Alimentação Saudável.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/267317/visualizar/