Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 02 de Março de 2013 às 08:59
Por: Mariana Palma

    Imprimir


Arquivo pessoal
Aos 23 anos, com 95 kg, ele decidiu começar a mudar os hábitos para perder peso do jeito saudável; fotos mostram antes e
Aos 23 anos, com 95 kg, ele decidiu começar a mudar os hábitos para perder peso do jeito saudável; fotos mostram antes e
A adolescência não foi uma época fácil para o técnico de enfermagem Emerson Lopes de Melo, de Viana, no Espírito Santo. Aos 16 anos, ele chegou aos 97 kg, resultado de uma vida sedentária e com maus hábitos alimentares. “Sofri muito porque as pessoas viviam me chamando de gordo”, lembra o jovem, hoje com 23 anos.


 
Na época, Emerson tentou diversas dietas, tomou remédios para emagrecer e até passou dias sem comer, mas nada disso resolveu seu problema.


 
“Eu emagrecia, mas logo engordava tudo de novo”, conta. Porém, em julho de 2012, quando estava com 95 kg, ele decidiu que faria do jeito certo e começou a mudar seus hábitos no dia a dia. “Cortei fritura, refrigerante e doce, e acrescentei na minha dieta opções que eu não comia, como saladas e legumes”, diz.


 
Só a mudança na alimentação já o fez perder peso e depois de 4 meses, ele viu a necessidade de começar a praticar atividade física. “Comprei uma esteira e comecei a caminhar em casa de 10 a 20 minutos de segunda a sexta”, lembra. Emerson ressalta que optou pelo início mais devagar porque nunca tinha se exercitado e tinha receio de se machucar. “Fui aumentando a intensidade com o tempo e quando vi, já estava correndo”, conta satisfeito.



Para evitar as infinitas distrações dentro de casa, ele colocou a esteira na varanda com vista para a rua. “Tem muita gente que coloca na frente da televisão e isso nunca funciona. Não tem nada na varanda que tire minha concentração, fico sozinho com meu fone de ouvido”, diz.


 
Depois de 7 meses de alimentação saudável e exercício físico, ele conseguiu eliminar 20 kg e chegar aos 75 kg. “Sou outra pessoa e tenho orgulho do que consegui”, revela. Emerson se lembra das dificuldades que teve que enfrentar dentro de casa e também por causa de seu trabalho como técnico de enfermagem. “Meus horários sempre foram um pouco difíceis, então eu tive que me adaptar. Comprei uma lancheira para levar barra de cereal, frutas e pão integral para comer de 3 em 3 horas no trabalho”, conta.



 
Emerson Lopes de Melo
Dentro de casa, ele teve que aprender a resistir às guloseimas compradas pela mãe e salgadinhos feitos pela avó. “Elas continuam comendo mal, mas hoje minha mãe faz a minha comida saudável separada. Era difícil ver toda a família comendo aquelas coisas gostosas e dizer não, mas hoje eu aprendi e sei me controlar”, afirma.


 
Toda a determinação de Emerson refletiu em sua saúde e a última avaliação médica foi bastante positiva. “O médico disse que eu estava bem e pretendo fazer logo uma nova avaliação para continuar acompanhando”, diz.


 
A perda de peso foi importante também para o jovem superar o preconceito pelo qual passou durante a adolescência e, se antes ele se escondia dentro de casa, depois passou a encontrar motivo em qualquer coisa para sair. “Hoje tenho uma vida de um jovem normal, saio bastante sem aquela neurose de pensar que todos estão me olhando”, avalia.



 
Para quem quer dar o primeiro passo, Emerson dá a dica: fé, coragem e força de vontade. “Eu consegui e todo mundo consegue. Tem que ter paciência e entender que é melhor ir perdendo peso aos poucos para conseguir manter, não pode cair nessas dietas loucas e mentirosas”, aconselha.
Ainda com o objetivo de perder mais 5 kg, ele diz que continua firme e forte no novo estilo de vida. “Já me acostumei com a rotina saudável e hoje me sinto bem para seguir em frente”, conclui.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/26825/visualizar/