Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 13 de Outubro de 2006 às 08:51

    Imprimir


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está participando do XII Encontro Internacional de Empreendedores, que integra ainda, a Mostra de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, e o XV Encontro Latino-Americano de Programa Empretec. Participam do estande 24, a Faculdade de Administração, Economia e Ciências Contábeis (FAECC), A Arca Multincubadora; a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (Famev) e o curso de Engenharia Elétrica.

No estande 09 a UFMT expõe o protótipo da máquina de produção de biodiesel, desenvolvida por pesquisadores da Instituição, cuja tecnologia está sendo patenteada no Brasil, Japão, EUA e Europa.

Os eventos começam hoje e vão até o dia 14 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. São esperados quase 2 mil empreendedores de 15 países e um público de seis mil visitantes.

Participam palestrantes brasileiros e internacionais, como Günter Pauli, da Fundação Zeri, da Suíça, um dos precursores do desenvolvimento sustentável; Anthony Cortese, da ONG ambiental Second Nature, dos EUA; Dezider Stefunko, diretor da Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (Unctad); Ignacy Sachs, ecossocioeconomista e escritor; Alexandre Miolo, diretor comercial da Vinícola Miolo; Alain Yvergniaux, vice-prefeito do município de Betton, da França; e Gilles Marechal, presidente da ONG Amar, da França.

O professor Elifas Gonçalves Júnior, da FAECC-UFMT, fará o pré-lançamento do livro "Heróis do Brasil: A saga dos empreendedores mato-grossenses", no estande da UFMT.

Incubadora

AUFMT é pioneira na incubação de empresas e a Arca Multincubadora surgiu para "desenvolver o sistema de Rede Compartilhada de Incubadoras nas modalidades de pré-incubação de projeto, e incubação de empresa, cooperativa e associação, com assistência gerencial, técnica, mercadológica, e qualificação de pessoas", diz a professora Cecília Arlene de Moraes.

Trata-se de uma incubadora mista; de empreendedores; de tecnologia social; de agrotecnologia e de cultura, com a missão de oferecer ambiente com capacidade técnica e de gestão para estimular o uso da tecnologia no desenvolvimento sustentável com valor comercial agregado.

Biodíesel

Pesquisadores da UFMT desenvolveram uma tecnologia para a produção de biodiesel etílico, por meio da reação de transesterificação. "Essa tecnologia permite a produção de biodiesel a partir de gordura animal ou vegetal e etanol, dispensa o uso de matéria prima purificada (óleo degomado) e álcool anidro, além de fornecer o biodiesel com altos rendimentos", explica o pró-reitor de Pesquisa, Paulo Teixeira de Sousa Júnior.

Entre as vantagens do método, segundo Teixeira, está o fato de que o mesmo permite uso de matérias-primas de baixa pureza, de álcool hidratado influenciando para um menor custo no produto final, que poderá chegar ao valor médio de R$1,67 por litro, já incluidos os 13% de ICMS e considerando a venda dos co-produtos. Este custo de produção, no entanto, poderá sofrer sensível redução em função do aumento da escala de produção e do uso de outras matérias-primas.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/268834/visualizar/