Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 10 de Outubro de 2006 às 22:35
Por: Joanice de Deus

    Imprimir




Com o tema “Alimento saudável é o alimento daqui” a Secretaria de Estado de Saúde (Ses) abre na próxima segunda-feira (16.10), a partir das 8 horas, a “Semana Estadual da Alimentação Saudável”. Os eventos acontecem consecutivamente em dois locais da capital: a abertura oficial será na Escola Estadual “Diva Hugueney” e, no Centro Comunitário/Associação Criança Feliz (Acrife), no bairro Sucuri, em Cuiabá também haverá programação especial no mesmo horário. A programação prossegue até 20 de outubro e faz parte do “Dia Mundial da Alimentação”, comemorado no dia 16 deste mês.

Na abertura da semana, na Escola Diva Hugueney, haverá apresentação cultural (dança e teatro) sobre o tema da alimentação saudável com a participação dos alunos da unidade escolar. Já no Centro Comunitário do Sucuri, as atividades constam de apresentação do coral da Associação Criança Feliz, lanche saudável, oficina de teatro e apresentação de teatro de fantoches sobre o modo correto de se beneficiar da alimentação saudável.

De acordo com a gerente de Promoção e Prevenção das Ações de Assistência à Saúde, Maria da Penha Ferrer de Francesco Campos, o tema da semana deste ano chama a atenção da população para que valorize os alimentos regionais, além de mostrar que uma alimentação saudável não é necessariamente cara. “O incentivo de para consumir e valorizar os alimentos da terra foi inserido o ano passado no Programa Estadual de Alimentação Saudável por acreditarmos na fácil acessibilidade a esses alimentos, casados com a informação do valor nutricional deles trará o melhor benefício para a população. A exemplo dos alimentos regionais como a goiaba, o caju e a manga que são fontes de nutrientes necessários a uma boa alimentação, ricos em vitaminas, esse conhecimento do valor nutricional dos alimentos repassados à população vão possibilitar a melhoria dos hábitos alimentares e, consequentemente, a valorização dos alimentos da terra”, disse.

Para mostrar o valor dos alimentos produzidos na região, Maria da Penha lembrou que a goiaba é fonte de licopeno que ajuda a prevenir o câncer de próstata nos homens, e de caroteno que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, beterraba, entre outros. Além disso, a fruta é rica em fibras e em vitaminas “A” e “C”. Já o caju também é fonte de vitamina “C” e a manga, outra fruta encontrada em praticamente todos os quintais do Estado, é rica em vitamina “A” e do “Complexo B”, além de fibras.

Outra preocupação é fazer com que cada pessoa se sinta responsável pela prevenção de doenças e promoção à saúde, conforme está previsto no “Pacto Pela Saúde 2006”, que no seu capítulo “Pacto Pela Vida” tem um compromisso assumido entre os gestores do Sistema Único de Saúde (Sus) a inserção da Alimentação saudável.Pelo Pacto cabe aos gestores do Sus, “que é enfatizar a mudança de comportamento da população brasileira de sensibilizar sobre práticas saudáveis, incluindo a atividade física regular, alimentação adequada e saudável e combate ao tabagismo. Associada aos hábitos saudáveis de vida e à prática de exercícios físicos, a alimentação está diretamente ligada à qualidade de vida da pessoa e é um fator de prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, doenças coronarianas e obesidade”, disse Penha.

Conforme Maria da Penha, a alimentação é importante no decorrer de toda a vida do ser humano. “Alimentação saudável é aquela composta por todos os princípios nutritivos, ou seja, os carboidratos (pão, macarrão, arroz, trigo, por exemplo), lipídios (óleos de soja ou milho e azeite de oliva), proteínas de origem vegetal (soja e feijão) ou animal (carnes vermelhas e brancas), vitaminas, minerais, fibras e água”, disse, lembrando a necessidade de se diminuir a quantidade de gorduras saturadas e hidrogenadas, sal e açúcar na alimentação.

ATIVIDADES - Além das atividades na Escola Diva Hugueney e no Centro Comunitário do Sucuri, a programação da Semana Estadual de Alimentação Saudável consta ainda de distribuição de material educativo sobre “Alimentação Saudável”, no espaço Ganha Tempo e na sede da Ses, além da realização de palestras em todas as unidades básicas de saúde do município de Cuiabá, no Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac) e no assentamento Dorcelina Folador em Jangada.

Será realizada, ainda, uma oficina de utilização integral dos alimentos para pais e professores da Apae. Em Várzea Grande, na Associação Pestalozzi, será oferecido um almoço com preparações saudáveis e orientação nutricional.

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de MT realiza o “II Seminário em ações de segurança alimentar e nutricional”, no dia 19, em período integral, na Escola de Saúde Pública (Esp), no bairro Coophema.

O encerramento do projeto acontecerá no dia 17 de outubro, em dois lugares. Em Cuiabá, a partir das 8 horas, no Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), haverá a demonstração do projeto executado pelos servidores do Cermac, “Cuidar de quem cuida: vida saudável”, além de sessões de depoimentos de usuários e servidores que emagreceram somente pela mudança dos hábitos alimentares, em alguns casos chegando a perder 50 quilos. Em Várzea Grande, na Abrassa, as atividades se estenderão para o público infantil A Abrassa fica na avenida Castelo Branco, próximo à Prefeitura municipal.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/269390/visualizar/