Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 10 de Outubro de 2006 às 19:00
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


O Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), da Secretaria de Estado de Saúde (Ses), promove atividades na tarde desta quarta-feira (11.10), a partir das 16 horas, para comemorar o Dia Estadual de Prevenção e Combate à Obesidade. O objetivo é homenagear usuários do Centro que se utilizam do Ambulatório de Referência em Tratamento da Obesidade e que vem superando a doença com qualidade de vida.

De acordo com a diretora geral do Cermac, Maria Conceição Villa, 20 pacientes que tiveram êxito e perderam peso seguindo as orientações do Ambulatório de Referência em Tratamento da Obesidade irão prestar depoimento sobre como conseguiram superar as dificuldades, sendo que em alguns casos perderam até 30 quilos. “Os pacientes também receberão um certificado como forma de reconhecimento pelo mérito de ter perdido peso”, disse Maria Conceição.

Atualmente, 1.200 pessoas estão cadastrados no serviço de referência de em tratamento da obesidade, que atende pessoas com índice de massa corporal (IMC) acima de 30, uma padronização da Organização Mundial de Saúde (OMS) que identifica a pessoa com obesidade mórbida. O paciente é encaminhado pela rede básica e a consulta agendada pela Central de Regulação. “A filosofia empregada pelo ambulatório segue as orientações do Ministério da Saúde o de evitar cirurgias na redução de peso, exceto quando o paciente corre risco de vida”.

No ambulatório, a pessoa é atendida por uma equipe multidisciplinar formada por endocrinologista, cardiologista, psiquiatra, nutricionista, psicólogos, enfermeiros e assistente social e recebe orientação alimentar, nutricional, de atividade física e apoio psicológico. “O principal objetivo é a reeducação alimentar e mudanças de estilo de vida visando proporcionar a melhoria das condições de saúde e, consequentemente, a redução do peso corporal da pessoa obesa”, disse.

Além do atendimento especializado, também são oferecidos medicamentos relacionados ao tratamento da obesidade. Caso não se atinja o resultado esperado apenas com o tratamento clinico, o paciente com indicação médica é encaminhado para o procedimento cirúrgico.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/269410/visualizar/