Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 10 de Outubro de 2006 às 15:08

    Imprimir


O ministro da Saúde, Agenor Álvares, lançou hoje, às 13h, em Brasília, durante o Dia Mundial da Saúde Mental, o 'Prevenção do Suicídio', manual dirigido aos profissionais das equipes do setor. A publicação faz parte da Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio, que pretende reduzir tanto os índices quanto as tentativas de suicídio e também os danos associados com os comportamentos suicidas. Outra meta é diminuir o impacto traumático do suicídio na família e entre amigos e companheiros.

A qualificação permanente das equipes de saúde é uma das diretrizes da estratégia, já que a detecção precoce e o tratamento apropriado de doenças mentais associadas ao suicídio, como esquizofrenia e transtorno afetivo bipolar, contribuem para a prevenção.

O manual é resultado de uma cooperação entre o Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e o Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

No mesmo evento, outra publicação também foi lançada: 'Suicídio, Sobreviventes e Família' é um manual elaborado em conjunto pela equipes do ministério, da Opas e do Projeto Conviver, uma organização não governamental (ONG), criada no Rio de Janeiro, para atendimento aos sobreviventes. Os sobreviventes são as pessoas mais próximas daquelas que se suicidam ou tentam se matar.





Fonte: Ministério da Saúde

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/269480/visualizar/