Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 09 de Outubro de 2006 às 13:55
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), da Secretaria de Estado de Saúde (Ses), organizou dois dias especiais de atividades para as crianças que utilizam os serviços do Centro para obter melhor qualidade de vida. Sob o tema: "Um Dia de Alegria" o evento será realizado no Cridac, que fica na Rua Joaquim Murtinho, 1.556, no bairro do Porto, em Cuiabá, durante os dias 10 e 11 de outubro. A previsão é de que aproximadamente 400 crianças participem do evento.

O diretor geral do Cridac, Wilson de Araújo Ribeiro Sobrinho, explicou que essas crianças passam por uma rotina de tratamento estafante e que as atividades desenvolvidas visam quebrar essa rotina, aumentando a auto-estima e a alegria delas ao passo que proporcionam a interação entre usuários do Cridac e seus pais, ou responsáveis, e servidores da Saúde. "As crianças que aqui buscam tratamento terapêutico, na sua grande maioria são portadoras de algum tipo de deficiência. As terapias que oferecemos vêm dando resultados positivos nos alegrando muito ver as crianças, no seu dia a dia de tratamento, se superando", comentou.

Wilson Ribeiro ressaltou que o Cridac conta com vários parceiros nesse evento. "Teremos a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Conselho Nacional de Entorpecentes (Conen), do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) e da Unimed", mencionou. A programação especial que envolve essas entidades tem o objetivo de levar ao conhecimento dos usuários informações sobre os serviços que esses órgãos prestam à comunidade e, acima de tudo, esclarecer sobre direitos e deveres de cada cidadão.

Um exemplo dessa integração é o caso do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) onde existem Leis que beneficiam os portadores de necessidades especiais e onde se preconiza a aplicação da Lei de Trânsito para que se possa evitar acidentes cujas seqüelas produzam ainda mais usuários portadores de necessidades especiais. A exibição de peças teatrais com temas como A Educação no Transito são fundamentais e explicativas no respeito a essas Leis.

"A atuação dos outros parceiros do evento segue a mesma linha de atuação dentro da programação do Dia das Crianças, o que se justifica pelo fato de que cerca de 600 pessoas, diariamente, passam pelo Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac)", ressaltou Wilson Ribeiro.

A programação tem início no dia 10 de outubro (terça-feira), às oito e meia da manhã, com uma Sessão Pipoca que terá a exibição de vários filmes infantis. O Detran fará a apresentação de uma peça teatral com o tema Educação para o Trânsito, o Conselho Nacional de Entorpecentes fará palestras e exposição sobre drogas e álcool e a Polícia Rodoviária Federal montará uma barraca com material educativo, DVD e demonstrações realizadas por um comandante e um policial sobre o dia-a-dia da força.

O dia 11 de outubro (quarta-feira) terá oficina de pintura, teatro de fantoches, atividades pedagógicas e brincadeiras em piscina de bolinhas, castelo inflável, cama elástica e tobogã baby. Às 15h30min horas será servido um lanche com mini-dog, refrigerantes, picolés, algodão doce e pipoca. Durante toda a programação os profissionais do Cridac trabalharão como monitores e facilitadores das atividades a serem realizadas.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/269799/visualizar/