Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 09 de Outubro de 2006 às 07:03

    Imprimir


A malária é hoje o paradigma das doenças negligenciadas nos países ocidentais, porque "não há interesse econômico nela", segundo o cientista espanhol Pedro Alonso, que trabalha no desenvolvimento de uma vacina contra o mal.

Por ocasião do simpósio "Vacinas para as novas doenças do século XXI", realizado hoje em Madri, o especialista do Instituto de Pesquisa Biomédica August Pi i Sunyer de Barcelona lembrou que a malária mata uma pessoa a cada 40 segundos e é endêmica em cem países.

No mundo atual, "é mais interessante controlar 10% do mercado dos remédios contra a hipertensão que ter o monopólio de uma vacina contra a malária", afirmou Alonso, que trabalha há mais de dez anos no Centro de Pesquisa de Saúde de Manhica, em Moçambique.

Neste sentido, o cientista qualificou de "necessária" a vontade política dos Governos para lutar contra a malária.

A vacina estudada, que poderá ser comercializada em 2010, evitou quase 30% dos casos de malária e 48% das incidências severas em crianças, ou seja, as mais vulneráveis, embora seja "muito difícil" chegar a porcentagens de 80% ou 90% devido às características da doença.

Alonso explicou que a vacina "poderia ajudar a estimular a imunidade à doença", sobretudo entre as crianças de até três anos, a população de maior risco.

Segundo o cientista, que lamentou que ainda hoje não se conhece o mecanismo que rege esta imunidade, os indivíduos adultos das áreas nas quais a doença é endêmica desenvolvem imunidade, mas os mais jovens não têm tempo de adquiri-la.

O analista concentrou sua pesquisa na variante majoritária da malária (Plasmodium Faliparum) e na luta contra o parasita que a gera antes que este chegue ao fígado.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/269927/visualizar/