Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 06 de Outubro de 2006 às 23:48

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), no enfrentamento e controle da dengue, intensifica o monitoramento das ações em cada município e investe nas capacitações como forma de aprimorar os conhecimentos dos técnicos da Saúde. Nos dias 16 a 20 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, será realizada a capacitação de Vigilância Epidemiológica em Dengue que tem como objetivo atualizar os profissionais de saúde envolvidos no enfrentamento e controle da doença para subsidiá-los na busca ativa, notificação e investigação de casos.

De 8 a 10 de novembro deste ano, a Secretaria de Estado de Saúde estará sediando, em Cuiabá, o III Encontro de Avaliação do Programa Estadual de Controle da Dengue, que tem como objetivo traçar estratégias de enfrentamento, avaliar e apresentar experiências bem sucedidas.

Uma outra investida do Estado é a capacitação de 82 profissionais técnicos para o controle da doença (supervisores), distribuídos em quatro turmas. A primeira turma funcionará no período de 23 a 26 de outubro, em Tangará da Serra. A segunda turma será capacitada em Cuiabá, de 06 a 09 de novembro. Uma terceira turma receberá informações atualizadas sobre o controle da dengue de 20 a 24 de novembro, em Sinop e a última turma funcionará de 05 a 08 de dezembro, em Barra do Garças.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, da Saúde do Estado, Lourdes França Thomaz de Campos, disse que “pretendemos, com esses encontros de capacitação, trocar experiências e formar multiplicadores na execução das ações de Vigilância. Cada município deve se adaptar para executar as mobilizações de controle de acordo com sua realidade”,

O curso de Vigilância Epidemiológica em Dengue irá beneficiar técnicos das regionais de Saúde e dos municípios considerados prioritários pelo Programa Estadual de Controle da Dengue como Diamantino, Rosário Oeste, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Araputanga, Cáceres, Barra do Garças, Sinop, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Cláudia, entre outros. “Fizemos uma análise dos municípios que apresentaram maior incidência para participar da capacitação. Essa ação vem contemplar o aprimoramento continuado dos componentes que norteiam o Programa Estadual da Dengue e garantir a continuidade das atividades executadas pelos municípios”, ressaltou a coordenadora.

Dividido em duas turmas, num total de 48 horas, o curso terá aulas expositivas e dialogadas, estudo de casos e estudos dirigidos. Os temas abordados serão sobre a situação epidemiológica em cada regional de saúde, notificação e investigação de casos, técnicas sobre coleta de exames e análises, sistemas de informação e alimentação do banco de dados.

Considerando as notificações e a incidência de casos de dengue no Estado, a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica no controle e monitoramento da dengue realiza periodicamente capacitações, cooperações técnicas com os municípios, avaliação e supervisão in loco em cada regional ou município para acompanhamentos das ações e atividades que vêm sendo desencadeadas. “Com a aproximação do período das chuvas, já estamos trabalhando na sensibilização dos técnicos de cada regional para Mobilização Nacional da Dengue que acontece em novembro e que, este ano, cairá no dia 18. Entendemos que todo dia é Dia de Controle da dengue”, declarou Lourdes França.

Dados

De acordo com relatório divulgado pela Coordenadoria, de janeiro a setembro de 2006 foram registrados 10.563 casos notificados e 4.424 casos confirmados. Do total de casos registrados nesse período o município com maior incidência de casos notificados foi o de Rondonópolis com 1.731 dos quais 487 casos foram confirmados. Em segundo, vem Tangará da Serra com 730 casos notificados e 321 confirmados. A capital de Mato Grosso, Cuiabá, apresentou 680 casos notificados e 371 casos confirmados. Em 2005, o numero de casos confirmados foi de 10.682, durante todo o ano, dos quais 4.665 foram confirmados como sendo dengue.

Para a coordenadoria esses números significam que os municípios estão trabalhando mais , mais sensíveis e alertas para a notificação e o diagnóstico oportuno (em tempo hábil) de casos da doença, significando assim um maior controle da dengue. ”Em qualquer caso em que pessoas apresentem sintomas da dengue elas devem procurar, imediatamente, a unidade de Saúde mais próxima do local onde mora para receber os cuidados apropriados de saúde”, recomendou Lourdes.





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/270317/visualizar/