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Educação/Vestibular
Sexta - 06 de Outubro de 2006 às 13:33
Por: Rosane Brandão

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As alternativas para a construção de projetos coletivos para trabalhar a Educação Ambiental nas escolas, foi o tema principal da conferência “Conceitos e Metodologias em Educação Ambiental” realizada, nesta quinta-feira (05.09), pela professora doutora Michele Sato. A conferência faz parte da programação do curso do “Projeto de Educação Ambiental – PrEA”, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizado em Rondonópolis para cerca de 250 pessoas, entre alunos, professores e representantes da comunidade.

Em sua explanação, Michele, que é consultora da Seduc, sugeriu algumas maneiras para as escolas desenvolverem os projetos. “É importante que na hora de construir o projeto a escola leve em consideração várias questões, como por exemplo, a identificação das estratégias propostas, o desenvolvimento de temas de acordo com as realidades escolares, a avaliação das etapas percorridas e influenciar a participação e a reflexão sobre a temática”, explicou.

“É importante a participação das escolas nos projetos coletivos. A nossa proposta é de que ela trabalhe a Educação Ambiental na prática e não fique somente nos livros e no currículo”, orientou.

Michele destacou ainda, que a realização desses projetos precisa contar com a participação do coletivo, onde todos pensem no bem do planeta. “Nós precisamos acreditar na transformação do mundo, para isso é preciso reinventar um caminho com novas propostas para a questão”.

A monocultura da soja, as plantações de algodão e de cana de açúcar foram lembradas por ela como um fato que precisa ser dado mais atenção em nosso Estado, uma vez que é um dos maiores produtores do mundo. “A conseqüência disso é uma grande extensão de queimadas e devastação de nossas matas”, disse Michele.

No final de sua apresentação, a consultora expôs um clipe com fotos de Sebastião Salgado, onde chama a atenção para as questões da qualidade da educação no mundo.





Fonte: Da Assessoria

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