Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 05 de Outubro de 2006 às 11:39

    Imprimir


O consumo regular de chá preto pode ajudar na recuperação mais rápida do estresse diário, de acordo com pesquisa do University College London.

Os pesquisadores descobriram que esse tipo de chá ajuda a reduzir os níveis do hormônio cortisol, ligado ao estresse, no sangue.

O estudo foi incluído na publicação Psychopharmacology.

No estudo, 75 homens jovens que bebiam chá regularmente foram divididos em dois grupos e monitorados por seis semanas.

Todos deixaram de tomar chá, café e qualquer outra bebida que contém cafeína. Um grupo recebeu uma bebida feita de chá cafeinado com sabor de fruta, que contém os compostos de uma xícara de chá preto.

O outro grupo recebeu um placebo cafeinado com sabor idêntico, mas sem os ingredientes ativos do chá.

Tarefas estressantes

Todas as bebidas servidas tinham a cor do chá, pois o objetivo era mascarar alguns dos estímulos sensoriais produzidos pelo consumo de chá, como aroma e sabor.

Os pesquisadores queriam também eliminar fatores como o efeito de "conforto" associado a beber uma xícara de chá.

Ambos os grupos foram submetidos a tarefas estressantes e tiveram seu nível de cortisol, pressão do sangue, plaquetas e nível de estresse auto-atribuído.

Em uma tarefa, voluntários foram expostos a uma dentre três situações geradoras de tensão – ameaça de desemprego, acusação de furto em loja ou um incidente em um asilo de idosos – em que eles tinham que preparar uma resposta verbal e apresentar uma defesa na frente de uma câmera.

As tarefas provocaram aumentos substanciais na pressão sangüínea dos participantes do teste, em seu batimento cardíaco e na avaliação do nível de estresse em ambos os grupos.

Mas, 50 minutos depois da tarefa, os níveis de cortisou tiveram uma redução média de 47% no grupo que bebeu chá em comparação a 27%, no grupo que consumiu a mistura com aparência de chá.

A ativação das plaquetas do sangue, ligada à coagulação e ao risco de ataque cardíaco, também foi mais baixa no grupo que bebeu o chá de verdade.

Além disso, este grupo disse ter sentido um grau de relaxamento no período de recuperação depois da tarefa.

Bebida complexa

O pesquisador Andrew Steptoe disse: "Tomar chá tem sido associado tradicionalmente ao alívio de estresse e muitas pessoas acreditam que beber chá ajuda-as a relaxar depois de enfrentar os estresses cotidianos da vida (…) mas, evidências científicas para as propriedades relaxantes do chá são muito limitadas".

Steptoe disse que não está claro quais os ingredientes no chá que são os responsáveis por esse efeito.

Segundo ele, a bebida é muito complexa, e descobriu-se que ingredientes como catequinas, polifenóis, flavonóides e aminoácidos afetam neurotransmissores no cérebro.

Mesmo assim, o estudo sugere que chá preto pode acelerar nossa recuperação das tensões da vida diária.

"Embora não pareça reduzir os níveis de estresse que vivemos, o chá parece ter um efeito maior em baixar para níveis normais o hormônio do estresse."

"Isto tem importantes implicações na saúde porque lenta recuperação após estresse agudo já foi associada a um maior risco de males crônicos como doenças coronárias."




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/270773/visualizar/